Os parlamentares estaduais aprovaram na sessão de ontem, 10, na Assembleia Legislativa (Aleac), por unanimidade, o projeto de lei de autoria do deputado Lourival Marques (PT), que versa sobre a liberação de bebidas alcoólicas em estádios de futebol e arenas esportivas.
Na justificativa da matéria, o deputado ressalta que a atual situação financeira dos clubes seria o principal motivo da apresentação do projeto.
“Para os times, um eventual patrocínio de uma distribuidora de bebidas significaria uma renda extra e poderia ajudar a pagar boa parte da folha de pessoal”, explica.
Lourival lembrou que alguns estados já adotaram essa medida. “Outros estados já possuem essa prática, ou seja, é liberada a venda de cervejas, a exemplo de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro”, disse o deputado.
Ele destacou ainda que antes de apresentar a proposta à mesa diretora da Aleac, realizou uma conversa com o presidente da Federação Acreana de Futebol, Antonio Aquino, a fim de debater o assunto.
“Hoje, as pessoas bebem mais fora do estádio do que beberiam se a venda fosse liberada dentro. Elas bebem mais porque já sabem que não vão poder continuar bebendo no estádio, então vão com a bebida até a porta do local. E vale ressaltar que não temos comprovação de violência nos nossos estádios que esteja ligada à bebida alcoólica. Só se evita a violência com educação, vigilância e penalização dos envolvidos em atos desse tipo”, afirmou o presidente.