Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

A GAZETA vence o prêmio José Chalub

Vencedoras da categoria Jornalismo Online Marcela Jansen e Bruna Lopes ao lado da subeditora de A GAZETA, Brenna Amâncio, e do presidente do Sinjac, Victo Augusto.
Vencedoras da categoria Jornalismo Online Marcela Jansen e Bruna Lopes ao lado da subeditora de A GAZETA, Brenna Amâncio, e do presidente do Sinjac, Victo Augusto.

A GAZETA mais uma vez foi vencedora do prêmio José Chalub Leite, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac). O chargista Dim Mendes, do jornal A GAZETA, foi o vencedor da categoria de ‘Charge’. Já o portal de notícias do jornal, AGAZETADOACRE.COM, ganhou a categoria de ‘Jornalismo Online’, com a reportagem especial ‘A Esperança de Cura para Hepatite chega ao Acre’, escrita pelas jornalistas Bruna Lopes e Marcela Jansen.

A solenidade de entrega da XIV edição do prêmio aconteceu na noite do último sábado, dia 5, no auditório do MP/AC da Galeria Cunha, em clima de muita descontração entre a classe jornalística. A cerimônia ocorreu de forma bem informal e foi conduzida pelo apresentador e jornalista Ayres Rocha, que incluiu na sua apresentação do prêmio várias piadas e memó-rias engraçadas sobre o oficio de ser jornalista.

Ao todo, a premiação teve 39 trabalhos jornalísticos concorrendo em sete categorias. Pela primeira vez, o Chalub Leite teve julgadores dos trabalhos de fora do Estado, de Rondônia, para garantir avaliações neutras sobre os materiais. Na solenidade, os premiados receberam a estatueta e um certificado. A entrega dos cheques referentes aos prêmios será realizada durante a semana, em data ainda a ser comunicada para os autores dos trabalhos vitoriosos.

Todas as despesas para realização do XIV Chalub Leite foram custeadas pelo sindicato.

“Era necessário organizarmos a casa para podermos voltar a realizar atividades desta magnitude. Negociamos com quem era necessário negociar, pagamos à medida que ia entrando recurso e realizamos cortes para resgatar o prêmio, atividade que vem coroar os trabalhos dos colegas que se destacaram durante o decorrer do ano. E tudo só foi possível de realizar, graças ao empenho da diretoria e colegas”, disse o presidente do Sinjac, Victor Augusto.

Jornalista Silvio Martinello recebe homenagem
Durante a premiação, dez jornalistas foram reconhecidos pelas décadas de atuação contribuindo para a melhora da qualidade do jornalismo acreano. Um dos homenageados foi o fundador do jornal A GAZETA,  jornalista Silvio Martinello. Mais uma consideração à sua longa trajetória jornalística no Estado e a do jornal A GAZETA, que neste ano completou 30 anos.

Nos últimos 40 anos, Silvio escreveu diversas reportagens que marcaram a história recente do Acre. À frente do jornal A GAZETA ao longo de muitos anos, ele criou toda a linha editorial e identidade do jornal com o leitor. Sua coluna, As GAZETINHAS, aquela dos ‘37’ e que hoje é assinada pela filha, Maíra Martinello, é uma das mais prestigiadas do Acre. Silvio também foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo e Prêmio Embratel.

Para o jornalista, a homenagem do prêmio Chalub Leite se estende a todos que construíram à história do jornal ao longo dos últimos 30 anos.

Outros jornalistas homenageados foram: Antônio Carlos ‘Malvadeza’; Charlene Carvalho; Nonato de Souza; Raimundo ‘Pepino’; Socorro Camelo; Val Fernandes e os repórteres fotográficos Sérgio Vale; Rose Peres e Val Sales.

Vencedoras falam sobre a construção da reportagem premiada
A construção de uma reportagem começa ainda na Redação. Tem reunião de pauta, troca de ideias, pesquisas sobre o assunto e muita gente envolvida até surgir um tema que seja de interesse do público.

Foi assim que nasceu a ideia da criação da matéria escrita pelas jornalistas Bruna Lopes e Marcela Jansen, postada no site AGAZETADOACRE.COM, e vencedora da categoria Jornalismo Online do Prêmio José Chalub Leite. Com o título “A esperança de cura para Hepatite C chega ao Acre”, o texto fala sobre a chegada do primeiro de três medicamentos que prometem negativar a hepatite C.

A matéria foi divulgada no site no dia 19 de janeiro de 2015 e atualizada em novembro. Na época, o texto descrevia a situação, não muito diferente de hoje, em que o Estado estava em relação à doença. “No Acre, até 15 pessoas morrem todo mês em consequência de alguma complicação hepática, muitas delas causadas pela Hepatite C, aponta a Associação dos Portadores de Hepatites do Estado do Acre (Aphac)”.

Segundo a repórter Bruna Lopes, foi emocionante conhecer mais da luta dos pacientes com hepatite pela vida. Ela destaca ainda a tristeza que sentiu ao constatar que algumas pessoas não conseguiram esperar pelo medicamento. A jornalista reconhece que a matéria levou ao público informações de médicos especialistas e destacou o tratamento humanizado dado pela equipe do Serviço de Atendimento Especializado que funciona dentro do Hospital das Clínicas.

“Receber o prêmio foi uma emoção grande. Ainda estou sem acreditar! E o melhor de tudo é que a matéria premiada foi feita em janeiro e atualizada em setembro. Eu a Marcela fizemos sem expectativa de participação em prêmio algum. Na época tínhamos o único objetivo de informar o leitor/internauta sobre a doença, o tratamento e a expectativa da cura oferecida pelo medicamento. Quando soubemos que o Chalub seria realizado este ano, foi a primeira matéria que pensamos que teria chance de concorrer”, relata.

Para a repórter Marcela Jansen, a emoção não foi diferente. No jornal A GAZETA, ela atua na área de política, mas não se limita. Sempre em sintonia com a equipe de Redação, ela participa de pautas de assuntos gerais. E ganhar o prêmio selou todo o esforço dela.

“É uma honra receber esse prêmio, sem sombra de dúvidas. Foi um ano de muito trabalho, de muitos desafios e é maravilhoso encerrar 2015 dessa forma. Vejo essa pre-miação como uma resposta ao trabalho desenvolvido ao longo do ano, não apenas meu, mas de toda a equipe de A GAZETA. Se não fosse pelo empenho dessa equipe maravilhosa, não teríamos alcançado esse resultado”, destaca.

Esse foi o primeiro material especial feito pela jornalista para o site. Ela reconhece se tratar de um assunto delicado, mas que informou muitas pessoas sobre o tratamento.

“É um prêmio que eu dedico aos amigos de trabalho, a minha família, em especial a minha irmã Patrícia Jansen. Foi por causa dela que decidi enveredar pelo jornalismo”.

Lista dos ganhadores:
Jornalismo Online – Bruna Lopes e Marcela Jansen (do site A GAZETA do Acre), com a matéria ‘A Esperança de Cura para Hepatite C chega ao Acre’.
Charge – Dim Mendes (do jornal A GAZETA).
Telejornalismo – Débora Ribeiro (TV Acre) com a matéria ‘Mulheres Encarceradas’.
Fotojornalismo – Juan Diaz (Jornal Opinião) com ‘Faces do Tráfico’.
Rádio-jornalismo – Luciana Teixeira (Juruá FM) com a matéria ‘Produção e Empreendedorismo’.
Jornalismo Impresso – Resley Saab (Jornal Opinião) com a matéria especial ‘Faces do Tráfico’.
Acadêmico – Aracy Gama

Sair da versão mobile