Cartazes anunciam o retorno do AcreCap Legal ainda neste mês. O título de capitalização fez muito sucesso em 2013 e 2014 por todo o Estado. Os sorteios de grandes prêmios era um dos que mexiam com a imaginação dos acreanos. Apesar do anúncio do retorno das atividades, o telefone para contato não atende e o site divulgado nos cartazes está em construção.
A venda do título de capitalização foi bloqueada desde o ano passado obedecendo à sentença judicial proferida numa ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho no Acre.
Em investigação realizada em 2013, conduzida pelo procurador-chefe do MPT no Acre e em Rondônia, Marcos Cutrim, foram constatadas diversas fraudes trabalhistas nas atividades de promoção, distribuição e vendas de títulos de capitalização. O MPT instaurou inquérito civil em que apurou que os vendedores e distribuidores de AcreCap Legal recebiam R$ 1 por cartela vendida, sem qualquer direito previsto na legislação do trabalho.
O economista Carlos Estevão publicou na rede social o alerta de que, se for verdade, será um grande impacto na fragilizada economia acreana. “Esse ‘bingo’, segundo pesquisas de alunos de economia da Universidade Federal do Acre, quando estava ativo, retirava, em média, cerca de meio milhão de reais dos bolsos dos acreanos toda semana. Em sua maioria dos mais pobres”.