Natural de Natal (RN), Allan Carlos mora há dois anos em Rio Branco. Representando o Acre, o atleta é campeão Sul-Americano de jiu-jítsu, categoria faixa roxa. O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), e aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, em Barueri (SP).
Após assistir um treino de jiu-jítsu, a convite de um amigo, em 2011, Carlos se apaixonou pelo esporte. “Vi que o treino físico era excelente, além da disciplina que me chamou a atenção, ainda mais a turma da Academia Atitude era muito boa e tinha vários colegas lá. Iniciei os treinos e tenho hoje como filosofia de vida, onde passei a controlar mais meus hábitos como a alimentação, suplementação e sono”, explicou.
Carlos conta que a preparação para o campeonato foi cansativa, mas gratificante ao mesmo tempo. O atleta treinou jiu-jítsu quatro vezes por semana, além de treino muscular uma vez semanalmente e crossfit duas vezes por semana. Além disso, Carlos teve que seguir rigorosamente uma dieta para ganho de massa e perda de gordura.
“A maior dificuldade foi conciliar os treinos com trabalho e família, e reduzir os hábitos noturnos, como as saídas para as baladas”, acrescentou o atleta que inspirou o filho de 13 anos a praticar o mesmo esporte.
Para o atleta de jiu-jítsu, o sentimento de vitória se alia a sensação de felicidade e superação. “Quem pratica artes marciais sabe que não se chega a lugar nenhum sozinho, principalmente na ‘arte-suave’ [jiu-jítsu]. Devemos nossas medalhas a todos os amigos de treino, dos faixas brancas as pretas, principalmente ao mestre Cláudio Peteleco, que sabe conduzir os treinos com maestria e dedicação”, afirmou.
Por fim, Allan Carlos fala que a meta é participar e treinar para vencer todos os campeonatos de jiu-jítsu, em 2016: Campeonato Brasileiro, Mundial, Open Rio, Open SP e Open Curitiba.