Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Declaração de Rio Branco traça recomendações estratégicas para eventos climáticos extremos

O lançamento ocorreu na Ufac, nesta segunda-feira. ( Foto: Ascom Ufac)
O lançamento ocorreu na Ufac, nesta segunda-feira. ( Foto: Ascom Ufac)

A Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Comissão Organizadora do Fórum MAP (Madre de Dios-Peru, Acre-Brasil e Pando-Bolívia) apresentaram à sociedade acreana a “Declaração de Rio Branco”. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 30, na sala ambiente do Parque Zoobotânico (PZ).

O documento reúne os resultados do 10º Fórum MAP e traça recomendações estratégicas para superação de eventos climáticos extremos.

“A declaração é, além de um mapa do MAP, uma lista de deveres de todos nós, tanto instituições quanto sociedade. Trata-se de um passo importante rumo à resolução dos problemas climáticos que temos testemunhado hoje em toda a região dos três países e deve nos auxiliar rumo ao avanço e consolidação de um futuro melhor”, disse o pesquisador da Ufac, Foster Brown.

A Iniciativa MAP (Madre de Dios-Peru, Acre-Brasil e Pando-Bolívia), fruto da articulação de diversos segmentos sociais e governamentais dos três países e que tem como objetivo principal a colaboração para a construção de soluções conjuntas para os problemas comuns da região tri-nacional, promoveu, entre os dias 9 e 11 de novembro, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, o 10º Fórum MAP.

Segundo a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, a expectativa é que o documento transforme-se um uma ferramenta real de orientação voltada a minimizar os impactos de efeitos climáticos. “As tragédias ambientais têm efeito direto sobre economia, saúde e desenvolvimento de uma região. Ficar alheio a todos os impactos ambientais que acontecem é fechar os olhos para uma realidade que está posta e nos cerca de muito perto”, disse Guida.

Ao todo, são 36 propostas de ações que estarão disponíveis para consulta no site da Ufac (www.ufac.br) ainda esta semana.

“Esse é o papel da universidade, estimular o desenvolvimento de discussões de relevância e transformar essas discussões em um produto que, a partir de agora, estará à disposição de toda a sociedade. A universidade está muito feliz por participar do desenvolvimento dessa declaração que certamente só trará benefícios para nossa região”, confirmou a vice-reitora. (Com informações Ascom Ufac)

Sair da versão mobile