14 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Lula visita o Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie)

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
02/12/2015 - 14:21
Lula conheceu o trabalho que o governo desenvolve com jogos de matemática. (Foto: Gleilson Miranda)

Lula conheceu o trabalho que o governo desenvolve com jogos de matemática. (Foto: Gleilson Miranda)

Manda no zap!CompartilharTuitar
Lula conheceu o trabalho que o governo desenvolve com jogos de matemática. (Foto: Gleilson Miranda)
Lula conheceu o trabalho que o governo desenvolve com jogos de matemática. (Foto: Gleilson Miranda)

Dando continuidade à agenda política no Acre, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã de terça-feira, 1º, o Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie). O órgão é uma iniciativa do governo acreano cujo principal objetivo é oferecer locais onde os educadores tenham acesso a novas tecnologias e formações continuadas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Durante a visita, Lula prestigiou a exposição de atividades e projetos desenvolvidos pela rede de extensão de ensino. Ele frisou os avanços ocorridos na área de Educação, “A experiência educacional desenvolvida no Acre é uma das melhores do Brasil. O que o Acre está fazendo aqui chama-se inovação na Educação”, declarou o ex-presidente.

Em um bate papo com os alunos, o ex-presidente futuro da juventude e os avanços da educação no Brasil. Para ele, o ideal é que as políticas públicas estejam voltadas ao incentivo a Educação. “Nós colocamos mais de três milhões de jovens na universidade. Isso demonstra que o Brasil vive uma revolução, e vocês fazem parte dela”, expressou Lula.

Lula mencionou ainda que parte da sociedade pertencente ao que ele classifica como elite “branca” nunca aceitou sua ascensão ao poder. “Eu tenho consciência de que muita gente da elite brasileira não viu com bons olhos o fato de eu ter sido presidente da República. A elite brasileira que governou o Brasil desde que Cabral pisou os pés aqui ela não tinha interesse na Educação. Eu investi nessa área fiz universidades, incentivei os jovens a estudar. Isso é dar dignidade aos nossos brasileiros”.

Por fim, o líder político Lula afirmou que futuramente irá reunir a sociedade para trovar experiências acerca da educação no país.

O governador Tião Viana, em sua fala, ressaltou a importância de investir na juventude. “Vocês são o futuro deste Estado, deste País. Temos buscado construir um futuro no qual o Acre possa ser cada vez mais inclusivo e que possa apontar boas práticas e boas experiências para o Brasil”, disse.

Atividade extrativista
Na sequencia à visita ao Crie, o ex-presidente visitou a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre). Lula foi conhecer os avanços da atividade extrativista no Estado. Atualmente, a cooperativa possui a maior produção de castanha no país.

O governador Tião Viana salientou que a Cooperacre, presente em mais de dez municípios acreanos, produz mais de três mil toneladas de castanha.

“São mais de dois mil cooperados. Para vocês terem uma ideia, há 10 anos o Acre mandava toneladas de castanha para serem beneficiadas no Pará; agora é o Pará que está mandando carretas de castanhas para serem beneficiadas aqui”, disse.

O superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro lembrou que as cadeias extrativistas possui responsabilidade social e ambiental. Ele frisou que atualmente a empresa está começando a exportar.

“Hoje, a Cooperacre possui contratos importantes de fornecimento de castanha para marcas como Nestlé e Cacau Show, além de estarmos começando a exportar. Trabalhamos apenas com produtos extrativistas não madeireiros, que levam melhoria de renda para todos os extrativistas”, disse ao salientar o projeto de reflorestamento desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.

“Só este ano a Cooperacre vai reflorestar 516 hectares, mas agora com florestas produtivas, próprias para alimentar as indústrias da rede”, disse.

Lula, por sua vez, parabenizou o Governo do Estado pelos investimentos na área da atividade extrativista. “Estou vendo aqui uma cooperativa administrada pelos próprios seringueiros, que vende para os Estados Unidos e para a Europa, que paga salários. Antigamente, lembro quando eu vim aqui, mais de 15 anos atrás, o máximo que era feito era financiamento para comprar um jegue [para o seringueiro] ir pro meio da seringa. E agora eu os vejo aqui exportando 600 mil quilos de castanha pros Estados Unidos”, finalizou.

Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi)
No dia anterior, Lula havia participado da inauguração do Complexo de Piscicultura Dom Porquito, no Alto Acre. Durante a noite, o ex-presidente participou da abertura do décimo Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), organizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac).

Em palestra, Lula frisou que a igualdade entre brasileiros surge a partir do momento em que todos tiverem a mesma oportunidade de ingressar em uma universidade.

“Inovação neste país é permitir que um índio possa frequentar a escola técnica, que um negro ingresse na universidade, que os filhos de pessoas humildes façam faculdade. E que esse país tenha igualdade de oportunidade para todas as classes”, afirmou o ex-presidente.

Lula também destacou a relevância de programas de incentivo educacionais criados pelo Governo Federal, a exemplo, Ciência Sem Fronteiras, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o investimento de R$ 20 bilhões que o governo brasileiro destinou à ciência e tecnologia no país.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Bandidos cortam cerca elétrica e entram pelo telhado em Loja Romera na Via Verde

Próxima Notícia

Em participação na COP 21, Jorge Viana debate sobre preservação das florestas

Mais Notícias

Formação vai garantir atualização profissional para servidores que não estão em sala de aula, mas participam do dia a dia das escolas da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Geral

Governo abre inscrições para jornada formativa de servidores não docentes da rede estadual

14/01/2026
O acumulado de chuvas nas duas primeiras semanas do ano já superou o esperado para todo o mês de janeiro. Foto: Iryá Rodrigues
2º destaque

Volume de chuvas em janeiro de 2026 já é maior que o esperado para todo o mês, aponta Defesa Civil

14/01/2026
O prazo se encerra nesta quarta-feira,14. Foto: Juan Vicent Diaz
6º destaque

Inscrições para processo seletivo da Ufac voltado a estudantes indígenas terminam nesta quarta-feira

14/01/2026
Residência é destruída por incêndio durante troca de botija de gás em Rio Branco
5º destaque

Residência é destruída por incêndio durante troca de botija de gás em Rio Branco

14/01/2026
Foto: Reprodução
4º destaque

Trabalhador com salário mínimo precisou de mais de duas semanas de trabalho para bancar itens essenciais em Rio Branco

14/01/2026
VII Fórum de Dança. Foto: Arquivo Pessoal
5º destaque

Prefeitura convoca 15 agentes culturais para assinatura de projetos da Aldir Blanc; veja aprovados

14/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Em participação na COP 21, Jorge Viana debate sobre preservação das florestas

Péssima demonstração

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre