O Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) chegou ao Acre para realizar atividades de conscientização sobre como contribuir para um trânsito seguro. O projeto percorrerá Cruzeiro do Sul e Rio Branco até a próxima sexta-feira, 4, com treinamentos de pilotagem e palestras para motociclistas. No total, a Honda deve alcançar mais de 350 pessoas.
Segundo o empresário Osvaldo Xavier, o projeto “Harmonia no Trânsito” atinge diversas categorias da sociedade como mototaxistas, policiais militares, Exército, universitários e população em geral. Ele explica que os motociclistas interessados em aperfeiçoar suas técnicas e habilidades devem procurar a Concessionária Honda – Star Motos, localizada na Via Chico Mendes.
“O objetivo principal com esse projeto é evitar acidentes! Vamos realizar treinamentos teóricos e práticos durante essa semana”, afirmou o empresário.
O curso é divido em teoria e prática aborda temas como postura, equipamentos de segurança, frenagem, técnicas de curvas, cuidados com os passageiros, pilotagem na chuva e à noite, entre outros.
“Esse é um momento de troca de informações. Esse é m treinamento para pessoas já habilitadas, com sua experiência e conhecimento. Então estamos promovendo um momento de reflexão sobre comportamento e habilidades que cada um tem. Basicamente compartilhamos informações técnicas sobre pilotagem de motos”, explicou o instrutor do CETH, Robson Claus.
Para o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gemil Júnior, a parceria entre a Honda Star Motos e Detran contribui com a redução no índice de acidentes de motocicletas.
“O motociclista deve fazer suas revisões periódicas, não pode andar com motocicleta com pneu careca, não pode andar sem os equipamentos de proteção individual, andar sem capacete com viseira ou sem estar preso no pescoço. Esse é um trabalho muito importante e nós só temos a agradecer”, apontou Gemil.
Mototaxistas recebem treinamento
Nesta terça-feira, 1º de dezembro, 30 mototaxistas receberam instruções de pilotagem, com o instrutor Robson Claus. Atentos, os motociclistas assimilavam todas as dicas de direção.
Para o presidente do sindicato dos mototaxistas, Luís Araújo, apesar da experiência dos profissionais, capacitação é sempre válida e bem vinda. “Quando vem uma pessoa com formação, há 15 anos trabalhando nos cursos de pilotagem da Honda, isso só tem a agregar valores e trazer mais conhecimentos pra gente”.
O presidente destaca que conhecimento nunca é demais. “Isso significa também mais segurança para nossos passageiros. Só temos a agradecer a Honda Star Motos e ao Detran que está abraçando essa causa. Tenho certeza que vamos salvar vidas! Um bom condutor jamais vai cometer acidentes”, garantiu Araújo.