O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), fará a entrega das unidades móveis do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) e dos Serviços Itinerante da Oficina Ortopédica nesta quinta-feira, 31. A entrega será em frente ao Quartel da Polícia Militar de Rio Branco, às 9 horas.
O ônibus do Hemocentro entrou em reforma em agosto de 2015, passando por troca de peças, reformas na pintura, acabamento, sistema de ar-condicionado e refrigeração, assoalho, parte elétrica, reparos nos assentos e envelopamento da parte externa.
Com a volta do ônibus, que é responsável por aproximadamente 30% das coletas mensais do Hemoacre, devem ser retomadas as coletas nos municípios, no Calçadão do Passeio, centro de Rio Branco e em instituições e universidades.
Oficina ortopédica
A Oficina Ortopédica Itinerante é uma doação do Ministério da Saúde (MS) para compor a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O caminhão com carroceria fechada do tipo furgão é equipado com todos os materiais necessários para a confecção de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção.
A unidade móvel deve facilitar o acesso dos pacientes com deficiência, em especial do interior do estado, aos serviços da Oficina Ortopédica, agilizando as demandas nessas localidades e diminuindo o fluxo na capital.
O valor do caminhão, juntamente com os equipamentos, é de R$ 915,5 mil. A Oficina Ortopédica Itinerante foi concedida por meio de Termo de Doação entre o MS e a Sesacre.
“É com muita alegria que fechamos 2015 com a entrega desses dois serviços itinerantes. O ônibus do Hemoacre foi reformado para agilizar ainda mais o trabalho do hemocentro, uma vez que a coleta itinerante é uma importante ferramenta para manter o estoque de sangue. A unidade móvel da Oficina Ortopédica será fundamental para atender as localidades que não dispõem desse serviço. É importante destacar o empenho do governo do Acre para continuar avançando na oferta dos serviços públicos de saúde em nosso Estado”, comemorou Armando Melo, secretário de Saúde.