Na manhã desta segunda-feira, 21, o auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) foi palco da formatura de encerramento do projeto Guarda Mirim do 3º Batalhão da Polícia Militar.
Com bastante vibração, 41 jovens da comunidade da “Baixada”, como é conhecida a área que envolve os bairros da parte baixa de Rio Branco, receberam os certificados de encerramento de curso.
Um dos principais objetivos do projeto é prevenir a incidência de delitos praticados por menores e diminuir a vulnerabilidade social.
Durante os seis meses de atividades, os formandos receberam instruções teóricas e práticas, inclusive participaram dos cursos de operador de caixa e promotor de vendas, além de palestras na área da saúde e prevenção às drogas.
Graças à parceria com as instituições como o Instituto Dom Moacyr, a escola de Formação Profissional Campos Pereira e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), essa qualificação contribuiu para que quatro jovens guardas mirins ingressassem no mercado de trabalho.
Escolhida pelos colegas como uma das que se destacou no decorrer das atividades, a jovem Vaneska Souza, 17, disse que o curso superou suas expectativas. “Aprendi muitas coisas que vou levar não só para minha vida, mas também vou compartilhar com outras pessoas”, declarou a adolescente.