Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hemoacre pede doações de sangue para garantir estoque no período das festas

 Devido à aproximação do período de festas aumenta o número de acidentes e, por isso, o estoque no banco de sangue Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) precisa estar em condições de atender a todas as ocorrências. Mas, é nessa época também, que os doadores, por conta das férias, saem do estado resultando numa queda na quantidade de doações realizadas em outras épocas do ano.

De acordo com a gerente do Hemoacre, Tereza Picado, a queda já é esperada e por isso algumas ações são intensificadas. “Por conta de o nosso ônibus estar em manutenção, nesse período utilizamos a van que realiza todo o trabalho de coleta. Mas, quem tiver interesse pode procurar a sede do Hemoacre e fazer a sua doação”, convidou.

Vale ressaltar que em apenas uma única doação pode salvar até três vidas.

Preocupado no enfrentamento desse período, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Doação de Sangue em 2015, com o slogan ‘Doar sangue é compartilhar vida’, que tem o objetivo de agradecer aos atuais doadores.

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde trabalha para aumentar o índice.

A gerente do Hemoacre ressalta que todos os tipos sanguíneos são importantes. “Todos os tipos são importantes, mas nossa maior demanda são de sangue O positivo e negativo. Quem quiser doar, ficamos abertos de segunda a sábado, das 7h30 às 17h45”, destacou.

Os interessados em doar sangue podem procurar o Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Vila Ivonete.

Requisitos básicos para doação

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos).

Apresentar um documento com foto e, no caso de menores de 18 anos, deve ter o formulário assinado por um responsável.

Pesar no mínimo 50kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Doação de sangue

 

Sair da versão mobile