O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou nessa sexta-feira, 11, o 1º Encontro Estratégico da Justiça Eleitoral. O evento ocorreu no auditório da OAB/AC durante todo o dia. Participaram da atividade juízes eleitorais e servidores lotados na capital e interior do Estado.
De acordo com o presidente do TRE/AC, desembargador Roberto Barros, essa foi uma oportunidade de conhecer melhor os servidores e integrar todos nos novos desafios do órgão. “Inclusive, eventualmente, o desafio de realizar uma eleição com o voto impresso”, destacou Barros.
Sobre esse assunto, Roberto Barros ressaltou que a informação, ainda de modo não oficial, é que será resolvida a questão do orçamento até o final do ano para que as eleições continuem sendo realizadas com as urnas eletrônicas.
O objetivo do encontro é repassar a estratégia do Tribunal e as pessoas que fazem parte desse sistema e o que estão desenvolvendo para os próximos anos em termos de tecnologia. “Hoje a biometria é uma realidade em Rio Branco, Bujari, Porto Acre e Xapuri. Estamos traçando as estratégias para levar o sistema a outros locais, além de proporcionar que todos tenham o mesmo nível de conhecimento o evento foi realizado”, confirmou o presidente do TRE/AC.
Em 2016 é ano de eleição municipal e é caracterizado pela maior participação popular devido a proximidade do candidato com o eleitor, explicou o presidente. “Por isso, o TRE tem que estar atuando para garantir a legitimidade do processo”.
No período da manhã o evento abordou o Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral, com ênfase no aperfeiçoamento da gestão de custos na melhoria da infraestrutura e da governança de TI e na melhoria de Gestão de Pessoas.
Durante o evento, ocorreu a palestra “Combate a Corrupção e a Improbidade Administrativa”, ministrado pelo juiz membro da Corte e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Cloves Augusto Ferreira.
A vice-presidente e corregedora do TRE, desembargadora Waldirene Cordeiro, falou sobre a celeridade e produtividade na prestação jurisdicional e fortalecimento da segurança do processo eleitoral. O presidente do TRE, desembargador Roberto Barros, durante abordou sobre o tema “Celeridade e Produtividade na Prestação Jurisdicional e Instituição da Governança Judiciária”.