Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

IBGE tem concurso autorizado e oferecerá mais de 80 mil vagas temporárias

 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou nesta segunda-feira, 14, a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a contratar por tempo determinado até 82.023 pessoas para realizar o Censo Agropecuário 2016.

De acordo com a publicação, as oportunidades serão para analista censitário, agente censitário regional, agente censitário administrativo, agente censitário municipal, agente censitário supervisor, agente censitário informativo e recenseador. O nível de escolaridade dos cargos ainda não foi divulgado.

A previsão é de que as contratações deverão ser efetuadas através de processo simplificado. O edital de abertura das inscrições deverá prever o número de vagas, área de atuação, a descrição das atribuições, remuneração e prazo de duração do contrato. Contudo, o prazo de duração dos contratos deverão ser de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de 3 anos.

A remuneração dos profissionais a serem contratados deverá ser definida em valor superior ao da remuneração constante dos planos de retribuição ou nos quadros de cargos e salários do serviço público do IBGE.

Na portaria publicada não há informações sobre a previsão de publicação do edital de processo seletivo. Mas, o concurseiros de plantão já vem se preparando há muito tempo para o concurso. É o caso da estudante Mirela Pinheiro, de 27 anos. Ela vem estudando há mais de um ano.

Para Mirela a expectativa para qualquer concurso é grande, devido à estabilidade financeira que os cargos oferecem. “E o do IBGE traz uma grande oportunidade pela grande quantidade de vagas, e pela banca escolhida. a FGV Que foi a banca escolhida é uma banca considerada de provas não tão difíceis. Além dos salários, que para a nossa região são bem atrativos”, explicou.

Em 2010, o IBGE registrou mais de 1 milhão de inscritos no concurso que ofereceu mais de 190 mil vagas de recenseadores para o Censo 2010.

 

 

Sair da versão mobile