A Câmara de Vereadores de Acrelândia reconduziu nesta semana o prefeito de Acrelândia, Jonas Dales (PT), ao cargo. Ele estava afastado do cargo há 60 dias por determinação da Justiça. O pedido de afastamento foi solicitado pelo Ministério Público do Estado do Acre em Acrelândia.
Dales, que responde processo por improbidade administrativa, foi afastado do cargo após o MPAC entender que ele poderia prejudicar a instrução dos procedimentos investigatórios instaurados no âmbito da Promotoria de Justiça.
Na época, citou-se nos autos do processo que o gestor municipal estaria “prejudicando a coleta de provas, incutindo [sugerindo] temor/pressão nas pessoas”. Ele é investigado por vários indícios de irregularidade enquanto geria os cofres da cidade de Acrelândia.
Ao ser reconduzido à Prefeitura, Jonas afirmou que, independente do processo, continuará buscando fazer uma boa administração. “Faz parte do exercício democrático as cobranças e a fiscalização dos poderes, desde que com serenidade e com imparcialidade.”
Jonas Dales já foi afastado do cargo em janeiro deste ano, por não oferecer condições de trabalho aos conselheiros tutelares.