Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais 312 famílias deixam área de risco para morar na Cidade do Povo

“É um sonho realizado. Começar o ano novo sem ter o risco de a água invadir minha casa é o maior presente que eu poderia ter ganhado”, confessou Núcia Braga, que ganhou a chave da casa própria localizada na Cidade do Povo, na manhã desta terça-feira, 29.

Núcia lembra que foi atingida por todas as alagações nos últimos cinco anos, na antiga casa no bairro Adalberto Aragão. “É triste ver as coisas, que com muita luta compra, serem levadas pela água. Nunca mais quero passar por isso”, destacou ela que não escondia a alegria de ser uma das contempladas.

Ao todo, a última entrega de 2015 contemplou 312 famílias que viviam em área de risco em Rio Branco, como os bairros Adalberto Aragão, Preventório, Seis de agosto, Baixada da Habitasa e da Colina, Cidade Nova, Base e Cadeia Velha. A ordem de serviço para a construção de mais 4.500 já foi assinada.

Ivanilde Silva foi uma das primeiras a receber as chaves e além da casa, ganhou móveis novos. “Quero agradecer à presidente Dilma que, apesar das tribulações, não esqueceu da gente, à toda equipe do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre e a todos que nos ajudaram em tempos de alagação e hoje nos ajudam a realizar esse sonho, disse.

A aposentada Sebastiana Lima não conteve a alegria e deixou sua mensagem de agradecimento pelo que ela chama de “um verdadeiro presente de Natal”. “Agora é só felicidade”, disse.

As unidades entregues pertencem ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal. Com as novas unidades, o governo reúne 3.003 famílias morando efetivamente no novo bairro de Rio Branco, o que representa a conclusão de 90% da primeira etapa do projeto, que prevê a entrega de 3.348 casas e deve ser concluído ainda no primeiro trimestre de 2016, com a entrega de outras 345 moradias.

“Hoje é um dia de esperança e confiança no amanhã. Essas pessoas nunca mais terão seus móveis, suas coisas em cima da cabeça durante a alagação. Aqui a gente vê o significado da moradia digna, e um imenso esforço do governo mesmo diante do momento de dificuldade que o Brasil enfrenta”, destacou o governador do Estado, Tião Viana.

Além de Tião, participaram da cerimônia de entrega o prefeito Marcus Alexandre, o senador Jorge Viana, a vice-governadora Nazareth Araújo e representantes da Caixa Econômica Federal, Ministério Público Estadual (MPAC), Tribunal de Justiça (TJAC), Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e deputados federais e estaduais.

Considerada a maior obra pública do Acre, a Cidade do Povo contempla a construção de 10.518 moradias, numa área de aproximadamente 700 hectares. A prefeitura mantém serviços de educação e manutenção no residencial. Seis ônibus fazem o serviço de transporte. A primeira creche já foi entregue.

1.1 - CIDADE DO POVO - FOTO SÉRGIO VALE SECOM (3)

Sair da versão mobile