Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operações de fiscalização de trânsito serão intensificadas neste período de final de ano

“Quer se divertir, se divirta, mas se for beber não dirija”, orienta o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior. Na ocasião, o diretor ressaltou que as operações Álcool Zero e Papai Noel serão intensificada neste mês por conta das festas e confraternizações típicas do período de final de ano.

De acordo com Gemil Júnior, não foi surpresa a redução de mortes nas vias de Rio Branco apontadas pela Coordenação de Engenharia do Detran. A redução ocorreu de janeiro a outubro deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado.

“Tivemos uma redução bem expressiva de acidentes com vítimas fatais na Capital, demonstrando que os trabalhos de educação, fiscalização e engenharia do Detran contribuem para a redução dos índices de acidente. Temos tido uma atenção maior com os motociclistas porque os maiores acidentes e fatalidades são por excesso de confiança”, comentou o diretor.

Gemil destaca que as ações fazem parte de um processo contínuo. Além de reduzir também os custos com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Por exemplo, um leito de hospital custa mais de R$ 6 mil por dia e existem cirurgias que custam mais de R$ 100 mil reais para salvar a vida de motociclista, por exemplo”, comentou o diretor.

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária revelam que 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação.

Os exemplos são específicos e sucessíveis: excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como cinto ou capacete e uso de bebidas antes de dirigir, entre outros fatores que podem ser causa de um acidente de trânsito.

“A Operação Álcool Zero não ocorre para prejudicar as pessoas e sim para garantir a paz no trânsito. Associado a isso, a parte de educação de trânsito é aplica intensamente tanto em Rio Branco como no interior. Este ano já foram colocados 52 mil quadrados de faixas e mais de um mil placas verticais. Isso salva vidas”, confirmou Gemil.

 

 

Sair da versão mobile