Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Papai Noel acreano fala do significado do Natal e de pedidos que costuma receber

 Luzes, árvore de Natal, estrelas, magia… O Natal se aproxima e os preparativos para a data comemorativa mais esperada do ano estão a todo vapor. Mas, e o Papai Noel? Existe? Onde ele mora? Papai Noel existe sim e mora na Finlândia. Porém, em todo o Brasil é possível encontrar os “primos” do bom velhinho.

Em Rio Branco, o Papai Noel recebe as crianças e adultos no Via Verde Shopping. Difícil é conseguir cinco minutinhos para conversar com o “velhinho” mais solicitado da Capital. A equipe do Jornal A GAZETA conversou com exclusividade com o Noel oficial do Acre.

O bom velhinho se apresenta como primo de Noel. Mas, qual sua verdadeira identidade? Flávio Farzat tem 58 anos de idade, e há três anos representa o Papai Noel na em Rio Branco. Com uma barba branca como a neve, ele diz que os pedidos vêm de crianças e adultos, e são os mais variados possíveis. Em sua maioria, as crianças pedem de presente brinquedos.

Entre várias histórias, Noel recordou de uma em especial. “Uma das coisas que eu achei mais interessante, aconteceu este ano. Uma menina chegou e pediu paz no mundo. Uma criança que deveria ter 7, 8 anos, e não pedir um brinquedo, uma roupa? Achei bonito! E eu percebi que não era nada direcionado, que foi uma coisa espontânea dela.”

Para Farzat poder representar o Papai Noel é uma sensação emocionante. “Muitas crianças perguntam se o Papai Noel existe. Eu costumo responder que enquanto existir uma criança vai existir Papai Noel. Porque ele é um sonho que a criança tem, a felicidade do presente, da reunião em família.”

Farzat diz que a emoção de ver crianças gritando pelo Papai Noel é enorme. Ele afirma que a vontade que tem ao ver a cena é de chorar. “É muito emocionante, muito gratificante”, completou.

A magia do Natal parece contagiar a todos nessa época do ano, mas nem toda criança acredita na existência de Noel. “Me entristece muito ver uma criança chorando ao me ver. Eu fico me perguntando o que falaram para essa criança para ela não gostar do Papai Noel.”

Emocionado, o Papai Noel acreano afirma que o Natal representa amor, felicidade, compreensão, carinho, alegria, atenção e realização de sonhos. “Enquanto eu tiver energia e felicidade para representar o Papai Noel eu serei. É muito gratificante”, concluiu Farzat.

Quem foi Papai Noel?

Você já deve ter se perguntado quem foi Papai Noel? Qual a história do bom velhinho? Tudo começou na Ásia, no ano de 280 d.C.. Nicolau foi padre e chegou a ser bispo. Ele era um homem rico que viajava por seu país e distribuía anonimamente presentes e dinheiro às famílias pobres tarde da noite.

Aquele era o melhor horário para que ninguém descobrisse a identidade do homem que depositava presentes nas chaminés. O imperador romano Dioclesiano quis torná-lo um deus, já que Nicolau era considerado um homem de muita sabedoria e bondade. Porém, a população foi contra a ideia do imperador, e Nicolau acabou sendo preso, por também achar a ideia do imperador absurda.

Após ser solto, Nicolau voltou a ser bispo de Mira, na Turquia. Ele continuou fazendo caridade até sua morte, em 6 de dezembro de 343 d.C.. A igreja o canonizou e Nicolau virou São Nicolau, depois de relatos de milagres atribuídos a ele.

Mas, a figura de Papai Noel só ganhou popularidade depois que o americano Clemente Clark Moore, escreveu um poema intitulado “Uma visita do São Nicolau”, para suas filhas e nele descreveu as características do bom velhinho. Então, a verdadeira história de São Nicolau foi misturada com fantasia, e ganhou trenó e renas voadoras.

Foto/A GAZETA
Foto/A GAZETA

 

 

Sair da versão mobile