Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PEC que propõe fim da reeleição para cargos no Executivo entra em pauta no Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisa na próxima quarta-feira, 9, proposta de emenda à Constituição (PEC 113/2015) que trata da reforma política. Os senadores que compõem a comissão ainda não chegaram a um entendimento acerca do tópico que trata sobre o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito.

Na semana passada a comissão se reuniu pata debater o assunto. Na oportunidade, o relator da PEC, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), acenou a possibilidade de acomodar o fim da reeleição junto com a obrigatoriedade de impressão dos votos e a abertura de uma “janela” para permissão da troca de partido, em uma proposta que reúna os pontos acordados entre Câmara e Senado. Isso tornaria a matéria pronta para ser promulgada.

A sugestão do relator causou insatisfação entra alguns dos membros da CCJ, que preferem a manutenção de apenas dois temas na PEC pronta para promulgação: a “janela” partidária e a impressão do voto. O fim da reeleição seria tratado em uma proposta de emenda à Constituição exclusiva.

O PLS 663/2015 também está em pauta na CCJ nesta semana. A proposta proíbe ocupantes de cargos em comissão ou função de confiança na administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios de fazer doação a partidos políticos no período de seis meses das eleições.

A proposta também veda ao candidato receber doação em dinheiro desses servidores no período de três meses antes da data das eleições. Com a medida, Aécio quer acabar com a prática de o servidor retribuir a indicação para tais cargos por meio do financiamento de campanhas eleitorais do responsável pela nomeação.

Essas matérias serão votadas em decisão terminativa na CCJ ainda esta semana.

 

Sair da versão mobile