O processo de escolha dos novos diretores das 245 escolas da rede estadual de ensino ocorreu na terça-feira, 22, sem graves problemas registrados pela Comissão Eleitoral. Quem contesta algum dos resultados devem protocolar com recurso até a próxima terça-feira, 29, explicou o diretor de gestão da Secretaria Estadual de Educação (SEE/AC), Evaldo Viana.
Essa eleição foi a oportunidade de alunos, pais, professores e funcionários decidem a nova administração. Evaldo Viana ressaltou que o Acre é uma dos sete estados brasileiros que utilizam o sistema de certificação, eleição e formação para quem busca ocupar esse cargo.
Para participar do processo o professor deve ser do quadro permanente da SEE, com formação superior e que tenha mais de cinco anos de experiência no magistério. Após a certificação que é um curso, na modalidade à distancia, de 80h o candidato realiza uma prova os que foram aprovados já estão aptos a iniciar as campanhas dentro das escolas.
O processo de certificação compreenderá duas fases de caráter eliminatório e classificatório: curso preparatório e exame presencial de certificação, composto de questões objetivas e da elaboração de um Plano de Gestão. A SEE registrou mais de mil inscrições para o processo de certificação de candidatos à função de gestor escolar.
“No curso, os candidatos estarão sendo habilitados em áreas específicas de formação, como ordenação de despesas e administração pessoal e de conflitos”, confirmou o diretor.
O processo de escolha deve ser tratado com seriedade, aponta o diretor. “É uma missão que a comunidade escolar tem ao escolher a nova gestão. Essa participação é fundamental”, ressaltou Evaldo.