Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sexta edição do projeto ArteCura realizado no Huerb foi encerrado nesta quarta-feira, 23

 O projeto ArteCura, desenvolvido pelo departamento de Sensibilização da Humanização, proporcionou durante quatro meses através de atividades lúdicas a qualidade de vida dentro do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), entre pacientes, acompanhantes e a equipe médica. O encerramento das atividades ocorreu nesta quarta-feira, 23, e como não poderia ser diferente, arrancou muitas gargalhadas de todos que estavam no local.

As intervenções artríticas eram promovidas duas vezes por semana, sempre as terças e sextas. Com rostos pintados, nariz de palhaço, violão e um acervo grande de histórias para contar, o grupo leva alegria e otimismo às pessoas.

Além disso, também foram realizadas oficinas de sensibilização, específicas para os servidores públicos. Mais de cinco mil pessoas foram atendidas, com oficinas de sensibilização e intervenções artísticas que envolviam teatro, dança, poesia e música.

O ArteCura conta com o apoio e participação da Trupe SouRiso e de voluntários. O diretor do Huerb, Rodson Souza, destacou que a evolução na saúde dos pacientes envolve muitos fatores. “A presença desses jovens, trazendo alegria para dentro do hospital, não somente para os pacientes, mas também para os servidores, contribuiu significativamente para a melhora de todo o ambiente hospitalar”.

Interessados em participar das próximas edições devem procurar a Humanização, localizada no Palácio das Secretarias, no Centro de Rio Branco.

A diretora da Secretaria de Humanização, Francis Mary, observou que a arte promove a cura entre as relações. “O ArteCura tem um potencial curativo. Ele cura as relações que estão doentes, as relações entre as pessoas, entre servidores e gestores. E nada mais fundamental para a vida do que a arte de conviver e amar as pessoas que estão próximas”, comentou.

Enquanto aguardava atendimento, a diarista Marilene Silva, observava as brincadeiras. “Confesso que por um instante esqueci até estava doente. O ambiente fica diferente”, confessou.

O clima muda quando eles estão aqui, confidenciou uma técnica de enfermagem que acompanhou parte de uma das várias apresentações realizadas durante a cerimônia.

Saúde e alegria - OL (10) Saúde e alegria - OL (9) Saúde e alegria - OL (5) Saúde e alegria - OL (4) Saúde e alegria - OL (3) Mais de cinco mil pessoas foram atendidas pelo projeto no Huerb (Foto Angela Peres Secom)

 

Sair da versão mobile