Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Termina greve de mineradores no Peru e Interoceânica Sul é liberada

Chegou ao fim nesta quinta-feira, 4, a greve de mineradores no Peru. Os protestos cessaram e as estradas foram liberadas, entre elas, a rodovia Interoceânica Sul, que liga o país ao Brasil. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.

Com isso, os turistas brasileiros que estavam há vários dias impedidos de sair daquele país, começaram a voltar. É o caso de um grupo de seis motociclistas amazonenses, que ficou uma semana na cidade de Cuzco. Lara Guerra, mulher de um deles, conversou com a reportagem e relatou o momento em que os turistas receberam a notícia de que poderiam retornar ao Brasil. Ela aguarda em Manaus a chegada do marido Odilon Planca.

“Ontem, assim que recebemos o comunicado do cônsul de que a greve havia cessado, no mesmo momento eles pegaram as coisas, fecharam a conta do hotel e pegaram a estrada. Eles conseguiram chegar na fronteira hoje, às 7h30 da manhã. Todo mundo está mais tranquilo. Apesar de a greve ter terminado, a gente ainda tinha um pouco de medo no momento em que cruzassem Madre de Dios, mas foi tudo bem. Eles estão bem, só estão loucos para chegar em casa agora e poder relaxar”, disse.

Os mineradores peruanos iniciaram a greve e os protestos por causa da decisão do governo do Peru de legalizar a categoria no país.

 

Sair da versão mobile