A expectativa da Associação Acreana de Supermercados (Asas) é que a movimentação seja intensa nos supermercados em Rio Branco, nesta quarta e quinta-feira, 30 e 31 de dezembro, datas que antecedem o feriado do Ano Novo.
Segundo o presidente da Associação, Luiz Deliberato, apesar da queda nas vendas registradas em todo o país, os últimos dias do ano devem movimentar as vendas na rede supermercadista.
Deliberato observou que os clientes têm buscado alternativas para economizar nos produtos da ceia de Ano Novo. “As pessoas estão buscando a substituição de produtos. Para não deixar passar em branco estão substituindo, por exemplo, o peru por um frango, um leitão por apenas um pedaço, a nozes pelo amendoim”, explicou.
Nesta época do ano, os produtos mais procurados são para a ceia de réveillon como, por exemplo, carne suína, aves em geral, frutas, refrigerantes e cervejas. Para o vice-presidente da Asas, Adem Araújo, dezembro de 2015 apresentou uma queda de aproximadamente 5% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.
“A redução nas vendas dessas aves mais caras, do pernil, bacalhau têm sido bastante significativa. Certamente os clientes estão migrando para produtos mais acessíveis”, afirmou Adem Araújo.
De acordo com o vice-presidente, os dias 30 e 31 de dezembro vendem aproximadamente 70% das vendas que antecedem o Natal, 23 e 24 de dezembro. “Esses são os melhores dias do ano”, completou.
Por fim, Adem faz uma breve análise do ano que está terminando. Para ele, apesar da crise econômica e política, 2015 foi um bom ano para o setor supermercadista. “Não foi um ano ruim. Foi um ano razoável diante das circunstâncias. Conseguimos manter a média de vendas com bastantes iniciativas, promoções, e oferecendo novas alternativas.”