X

Eles riem

Aumentaram bastante nas últimas semanas os casos de assaltos a estabelecimentos comerciais e mesmo a residências, alguns com mortes, para desassossego dos comerciantes e da população em geral.

Não se pode dizer que as polícias não estejam fazendo um bom trabalho. Estão sim, identificando e prendendo a maioria dos integrantes desses bandos, às vezes tendo que enfrentá-los em tiroteios, como ocorreu ontem.

A questão é que as causas desse aumento da criminalidade estão relacionadas a vários fatores que precisam ser analisados e corrigidos por mudanças estruturais.

Uma delas, com certeza, já é resultado da crise econômica e política que assola o país. Na falta de oportunidades de postos de trabalho e da desestruturação familiar, muitos desses jovens se arriscam pelo caminho mais fácil do furto, do roubo, para depois trocar por drogas e outras vantagens.

Outro fator é a certeza da impunidade, considerando que, pelos dados da própria polícia, muitos deles são reincidentes ou foram beneficiados pelo regime semiaberto. Voltar para a prisão não significa nada. Basta observar nas imagens – eles dão de ombros ou até riem quando são apresentados pela polícia.

A Gazeta do Acre: