Em conversa com o Jornal A GAZETA, o deputado estadual Antonio Pedro (DEM) destacou as suas principais ações para esta legislatura. Ele ressaltou que tem procurado fazer um mandato participativo em todo o Acre, com projetos e indicações. “Tenho plena consciência do papel que preciso desempenhar neste mandato. Isso me faz ter a certeza de que podemos nos tornar a mudança que queremos para nosso povo querido”.
Ao avaliar as ações realizadas ao longo de 2015 pelo Poder Legislativo, o parlamentar destacou a realização de audiências públicas, sessões solenes e ações sociais.
Quanto às eleições municipais de 2016, o deputado destaca que o DEM poderá ter candidatura própria em alguns municípios. Na Capital, o partido ainda estuda a possibilidade.
“O DEM é um dos maiores partidos do Brasil e é natural que participemos do processo político, apresentando projetos que interessam ao povo e nomes que possam nos representar dignamente”.
A GAZETA – Como o partido dos Democratas vem se preparando para às eleições municipais?
Antonio Pedro – O DEM é um partido que tem foco. Temos uma hierarquia a qual respeitamos e a recomendação da executiva Nacional do nosso partido é que lancemos candidaturas majoritárias nos municípios que tivermos chances reais de vitória. Portanto, buscaremos consolidar candidaturas majoritárias em alguns municípios. Entendo que é assim que um partido que almeja crescimento, valorização e reconhecimento do eleitor deve se comportar. O DEM é um dos maiores partidos do Brasil e é natural que participemos do processo político, apresentando projetos que interessam o povo e nomes que possam nos representar dignamente.
A GAZETA – E quanto à capital acreana, existe a possibilidade dos Democratas lançarem candidatura própria?
Antonio Pedro – Na realidade o momento é de avaliar os municípios que temos chances reais de vitória. Estamos em conversação dentro do partido. O que posso dizer é que nosso grupo político tem trabalhado em favor do povo do nosso Estado. E se decidirmos lançar candidatura em Rio Branco é porque entendemos que isto é o melhor para a população.
A GAZETA – Como seu grupo atuará nas eleições municipais de Xapuri? O DEM vem com algum candidato?
Antonio Pedro – Em Xapuri, o DEM tem buscado construir um projeto novo, ousado e futurista. Nosso partido foi o partido que mais cresceu no município, nos últimos dois anos. Temos recebidos aliados de vários seguimentos sociais e isso tem nos encorajado a lançar candidatura à prefeitura municipal. Nós apresentamos para a apreciação do grupo o nome do Ailson Mendonça que é um jovem com visão de empreendedorismo, focado, determinado e que tem uma história de trabalho e honestidade em nossa Cidade. A cada dia que passa, seu nome tem ganhado força.
A GAZETA – Como o nome do Ailson Mendonça tem sido recebido pelos xapurienses?
Antonio Pedro – Xapuri recebeu de braços abertos a candidatura do Ailson. Nosso município vive um momento delicado por conta da atual gestão, o povo está desacreditado e é nesse momento que devemos levar uma mensagem de esperança ao nosso povo. É possível mudar a história da nossa querida Princesinha do Acre. Por isso, iremos lançar o Ailson como nosso pré-candidato à prefeitura, pois temos nele essa confiança e o povo tem absorvido essa mensagem e tem abraçado esse projeto.
A GAZETA – Sua atuação na Aleac tem sido uma das mais elogiadas tanto pelos deputados da oposição quanto da situação. Quais os pontos positivos de suas ações o senhor destacaria?
Antonio Pedro – Sem sombra de dúvida, a conquista da confiança do povo do Acre. Hoje sou respeitado pelo meu caráter, pela dedicação e trabalho desenvolvido. Acredito que o motivo principal dessa boa aceitação tem sido o fato de não ter abandonado meus princípios e valores. Sou filho de Xapuri, fui eleito praticamente pelo Vale do Alto Acre e é natural que minha atenção maior seja mais contundente naquela região. Mas, tenho procurado fazer um mandato participativo em todo o Acre, com projetos e indicações. Tenho plena consciência do papel que preciso desempenhar neste mandato. Isso me faz ter a certeza de que podemos nos tornar a mudança que queremos para nosso povo querido.
A GAZETA – Quanto à Assembleia Legislativa, como o senhor avalia as atividades desenvolvidas em 2015?
Antonio Pedro – A minha avaliação é altamente positiva. Nós, deputados, aprovamos projetos de lei importantes e que beneficiaram a população do Acre. Realizamos audiências públicas pertinentes, sessões solenes que abrilhantaram nosso estado democrático, realizamos ações sociais durante o período de enchente que alastrou nossos municípios. Foi um ano muito produtivo, com certeza.
A GAZETA – O que o senhor destacaria?
Antonio Pedro – Eu destacaria essa maior aproximação dos parlamentares com o povo. Tal aproximação fez com que nós parlamentares pudéssemos sentir e entender o verdadeiro anseio daqueles que mais precisam do nosso trabalho. Nossa aproximação com o povo nos fez criar projetos de lei, fazer indicações e requerimentos com interesses comunitários. Hoje a Aleac tem recebido a comunidade em sua galeria, temos recebido lideranças sindicais e comunitárias nas nossas salas de comissões e temos buscado solucionar os problemas diversos. Foi para isso que fomos eleitos e não podemos nos esquivar de nosso dever maior que é servir e servir de coração.
A GAZETA – O senhor faz parte do bloco da oposição. Como tem sido sua atuação em relação aos parlamentares da base governista?
Antonio Pedro – Como deputado de oposição, procurei estar respaldado na verdade e no compromisso com o povo, optei por fazer uma oposição sensata e madura; Acredito que esse é o verdadeiro papel do Parlamentar, cuidar para que o povo mais humilde, mais oprimido tenha direito de voz e que esses direitos sejam ecoados nos quatro cantos do nosso querido Acre.
A GAZETA – Qual é o foco do senhor para o segundo ano de mandato?
Antonio Pedro – O povo tem sido nosso maior aliado em nossas lutas diárias, e nosso querido povo do Acre sabe que continuarão tendo um representante que faz oposição com clareza, sem atacar, sempre cumprindo o papel que é servir.
Somos representantes do povo humilde, do ribeirinho, do seringueiro e continuaremos sendo a voz desse povo sofrido. Continuaremos na defesa dos nossos ideais, não nos venderemos e não seremos de forma alguma omissos aos deslizes da administração pública.
Portanto, o povo do Acre pode ter certeza de que continuará tendo um deputado firme que honra com seus princípios morais e éticos, um deputado que não se envergonha de suas raízes e que vai a luta por dias melhores para nossa população. Tenho certeza de que Deus, em sua infinita graça, irá nos dar a direção certa para que tenhamos um mandato mais humano em defesa da nossa gente.