Os candidatos convocados na 1ª chamada do Sisu para as vagas oferecidas pela Universidade Federal do Acre (Ufac) tem até hoje (26) para efetuar sua matrícula. A primeira fase do consiste no cadastramento das informações exigidas no sítio eletrônico, www.ufac.br, pelo candidato classificado, inclusive o formulário socioeconômico para os que concorrem às vagas reservadas da Lei nº 12.711/12.
Já na segunda fase, o candidato com os comprovantes impressos da primeira etapa, devem entregar obrigatoriamente, no horário das 8h30 às 12 h e das 14h às 17h, nos Campi da Instituição, junto com as cópias autenticadas ou acompanhadas do original dos documentos listados no edital.
A não apresentação dos documentos ou a ausência das condições de ingresso no ato da matrícula resultará na perda do direito à vaga na Ufac. O candidato que não realizar qualquer das fases de matrícula institucional, no local e nas datas e horários definidos pela Ufac, perderá o direito à vaga para a qual foi classificado na chamada, destaca o edital.
No Acre, o curso mais procurado foi o de Medicina, na Universidade Federal (Ufac). A lista parcial dos inscritos na instituição aponta a inscrição de 22.842 candidatos. A Ufac aderiu totalmente ao sistema em 2012. Ao todo estão sendo ofertadas mais de 2 mil vagas em duas instituições de ensino no Estado.
Participaram do Enem no ano passado 5,7 milhões de candidatos. Estima-se que mais 55,5 mil candidatos acreano fizeram as provas do exame aplicadas em outubro de 2015.
Inscrições para Fies estão abertas até o próximo dia 29
Começam nesta terça-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29.
O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para esta edição.
Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).
O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.
O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 terá chamada única e lista de espera.
Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.
ProUni divulga primeira chamada e candidatos tem até o dia 1º de fevereiro para comprovar informações
O Ministério da Educação divulgou nesta segunda, 25, a primeira chamada de pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos podem conferir os resultados no site http://siteprouni.mec.gov.br/, na central de atendimento (0800-616161) e nas instituições de ensino que integram o programa.
As vagas estão abertas para os municípios de Rio Branco (43 cursos), Cruzeiro do Sul (13 cursos), Brasileia (5 cursos), Feijó (4 cursos), Sena Madureira (4 cursos), Tarauacá (3 cursos) e em Acrelândia (10 cursos).
O candidato que foi convocado deve comprovar, até o dia 1º de fevereiro, as informações apresentadas no momento da inscrição. Cabe ao estudante verificar no site da universidade em que foi aprovado quais os horários e o local para a conferência dos dados. A perda do prazo ou a não-comprovação de informações acarretam a reprovação do candidato.
Dia 04 de fevereiro haverá uma convocação dos candidatos inscritos na lista de espera. Aqueles que não foram convocados na primeira chamada deverão consultar a segunda lista no dia 12 de fevereiro. Caso o candidato seja pré-selecionado, terá do dia 12 ao 18 de fevereiro para comprovar as informações de inscrição.
Se o estudante não for aprovado em nenhuma das duas chamadas, poderá registrar que tem interesse em participar das listas de espera – ou seja, ocupar vagas que não tenham sido preenchidas. A data para se inscrever vai de 26 de fevereiro a 29 de fevereiro.
Condições de participação no Prouni
Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.
É necessário ter participado do Enem 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. Não é permitido se inscrever caso a nota da redação tenha sido zero.
Dia 04 de fevereiro haverá uma convocação dos candidatos inscritos na lista de espera.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.