Em Rio Branco a situação do Rio Acre ainda é tranquila. Na medição desta quarta-feira, 20, às 12h, o nível do rio era de 7,06m, condição dentro do esperado para esta época do ano. Segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil, coronel George Santos, nesta mesma data em 2015, o nível do rio ultrapassava os 12 metros.
“É normal esse nível, na verdade esse nível está até abaixo. A média dele é de 10 metros. O que precisamos fazer agora é continuar monitorando”, disse o coordenador.
Apesar do registro de chuvas entre o período de 19 de dezembro de 2015 a 17 de janeiro deste ano, ainda não é possível afirmar se há, ou não, risco de enchente. “Não podemos descartar essa possibilidade, 72% das enchentes aconteceram entre fevereiro e março”, justificou o coronel.
Plano de Contingência
A prefeitura lançou nesta terça-feira, 19, o Plano de Contingência para hipótese de enchentes/inundações em Rio Branco. O documento elaborado com base em dados coletados ao longo dos últimos 11 anos, traz procedimentos que podem colaborar para diminuir impactos causados pela cheia do Rio Acre.
Além disso, o Plano permite visualizar locais atingidos, família afetadas, ações realizadas e também mostrar dados fornecidos pelo monitoramento do Rio.