Com objetivo de ouvir a sociedade sobre o gentílico local, o governo do Acre lança, nesta segunda-feira, 25, uma consulta pública sobre o uso dos termos “acreano” e “acriano”. Caso aprovado o termo “acreano”, que é tradicionalmente utilizado, será encaminhado um projeto de lei à Assembleia Legislativa para tornar oficial o seu uso. A consulta estará disponível até o dia 13 de fevereiro no site da agência Notícias do Acre .
O assunto entrou em pauta quando o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passou a vigorar, no começo deste ano. Desde então, iniciaram-se diversos debates sobre o uso do gentílico, adjetivo para definir pessoas ou coisas do Acre.
Ao contrário do que se tem comentado, o acordo não realizou modificações nesse aspecto, apenas manteve a regra que já existia para os gentílicos. Para a norma-padrão da Língua Portuguesa, a grafia correta é “acriano”.
De acordo com a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, a consulta é uma forma de ouvir a população. “Já que se trata de nossa identidade cultural, memória e sentimento de pertencimento, acreditamos que a consulta vai reforçar o que propõe o projeto de lei”, destaca.