Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Iniciação’ de integrantes do Bonde dos 13 termina em morte de idoso e assaltante

Três homens invadiram a casa do empresário João Herculano da Silva, 61 anos, na madrugada de quinta-feira, 21. O idoso reagiu e foi morto pelos assaltantes. Ele morava no bairro Belo Jardim, no ramal que levava o nome do dele, ‘ramal do Herculano’.

O trio de criminosos teria invadido a casa para roubar duas caminhonetes estacionadas na garagem. Uma seria de propriedade de João Herculano e a outra de um dos filhos dele. No momento em que os três bandidos invadiram a área da casa, a mulher de Herculano percebeu que teriam apagado a luz da área e da garagem.

Ela avisou João Herculano, que se levantou armado de um revólver calibre 38. O idoso não deu sorte. Quando pegou no trinco da porta, no mesmo instante os criminosos arrombaram e o empresário caiu.

Ao perceber que se tratava de bandidos armados, João Herculano reagiu, supostamente atirando em um dos criminosos. Ele só não percebeu que existiam mais dois. O idoso também foi alvejado com dois tiros, que atingiram a cabeça. Uma das balas acertou seu olho.

Diante da troca de tiros, os outros dois ladrões fugiram. O assaltante ferido conseguiu sair da casa, mas só aguentou caminhar alguns metros até cair morto em uma poça de lama.

Uma equipe do Samu socorreu João Herculano, que ainda chegou com vida ao Pronto Socorro de Rio Branco. No entanto, morreu minutos depois.

Assalto era uma iniciação dos membros no Bonde dos 13

O desastroso assalto fazia parte da iniciação dos três assaltantes. Segundo o ‘estatuto’ da facção, para fazer parte dela tem que passar por um tipo de ‘prova de batismo’. A exigência dos líderes das duas regionais (Cidade do Povo e Calafate) seria o roubo das duas caminhonetes.

Sadac de Paulo Urbano, 26 anos, com várias passagens pela polícia (roubo, furto e tráfico de drogas), o suposto assaltante morto, estaria iniciando no bonde. Ele morava na Cidade do Povo e os acompanhantes já identificados pela polícia moram no bairro Calafate, onde também mora a maioria dos membros da facção.

Todo o ‘planejamento’ do roubo foi feito na casa de Sadac. Dois dias antes, eles passaram várias vezes em frente à residência, ‘estudando’ a área para poder agir.

 

 O empresário João Herculano da Silva, morto no assalto
O empresário João Herculano da Silva, morto no assalto

 

Sadac de Paulo Urbano
Sadac de Paulo Urbano

 

Sair da versão mobile