A paixão pelo futebol nasceu ainda na infância. João Carlos, de 15 anos, nunca se interessou por outros brinquedos como carros e videogames. O fascínio era sempre pela mesma brincadeira: jogar futebol. E aos cinco anos de idade ele começou a praticar o esporte.
João Carlos já fez vários testes para grandes times como Vasco da Gama, Flamengo e Paraná. Em Rio Branco, ele jogou pelo Flamenguinho, AABB, Rio Branco Futebol Clube. Recentemente, ele foi campeão Sub 15 pelo Galvez Esporte Clube.
Durante mais um teste, dessa vez no Paraná, João Carlos foi escolhido por um olheiro para jogar durante 90 dias na Croácia, país europeu. Além de João, mais quatro jovens jogadores acreanos foram selecionados para o teste. Eles embarcam rumo à Europa no dia 25 de janeiro. Segundo o treinador, Elizaldo Torres, os jovens devem jogar no time NK Davas.
Ansioso, João diz que a maior dificuldade que vai enfrentar na Croácia é o frio. No país, a temperatura mínima pode chegar a -4 ºC. O jovem, que joga na posição de lateral esquerdo, acredita que jogar no time europeu será uma experiência inesquecível.
A rotina de treino do atleta é de aproximadamente cinco horas diárias, de segunda a sábado. Além disso, João tem uma rotina de preparo físico e acompanhamento nutricional. Mesmo com os obstáculos e os “não” ao longo dos anos, ele nunca deixou de acreditar no sonho de ser tornar um jogador de futebol profissional.
“Nunca pensei em desistir. Esse é o meu sonho. Em nenhum momento me senti desestimulado”, garantiu o jovem jogador.
Quando o assunto é futebol, João não esconde seus jogadores preferidos. Neymar, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os jogadores que mais inspiram o acreano. Para João, o futebol é mais que um esporte, é uma verdadeira paixão.
“Ele confia na sua capacidade. É o orgulho da família”, diz a irmã
Apoio para conseguir seguir a carreira de jogador de futebol profissional não falta. João Carlos é o orgulho da família. A irmã Núbia Nascimento fala com entusiasmo do sonho do rapaz.
“Ele é muito tranquilo, ele confia na sua capacidade. É o orgulho da família. Se esse é o sonho dele é o nosso também. Sonha ele e sonha a família inteira junto”, disse Nascimento.
A irmã advogada acredita que essa é uma oportunidade de João aperfeiçoar seu futebol. “Nós estamos vendo que o futebol brasileiro está em decadência, enquanto o europeu está em ascensão. Ele vai ter outra visão. Como ele ainda é novo, ele vai ter essa oportunidade de capacitar o futebol dele, que é de excelência”, afirmou a irmã.
Para o pai, o corretor de imóveis João Ribeiro, de 53 anos, é emocionante ver o filho crescer profissionalmente. “Um garoto com 15 anos está tendo uma oportunidade que poucos atletas têm”, completou.
O treinador
Treinando João há aproximadamente três anos, Elizaldo Torres, conhecido como ‘Torres’, garante que o jovem jogador tem muita qualidade técnica. Para ele, João tem chance de ser aprovado no teste do time europeu.
“Ele é um lateral esquerdo de muita qualidade técnica. Hoje, raramente se encontra um garoto com essa capacidade, com esse talento, com um bom biótipo físico, uma qualidade física que vem da própria fisiologia dele”, explicou Torres.
Aos olhos do treinador, João é uma verdadeira promessa do futebol. “Ele é um garoto que está em formação. O futebol europeu está levando jovens jogadores brasileiros para que eles possam terminar de formá-los, com uma filosofia de futebol europeia.”