* O curso de Medicina foi o mais procurado na Ufac
O resultado da chamada única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado na próxima segunda-feira, 18. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os que não foram selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 deste mês. No Acre, o curso mais procurado foi o de Medicina, na Universidade Federal do Acre (Ufac).
A lista parcial dos inscritos na instituição aponta a inscrição de 22.842 candidatos. No campus de Rio Branco, o curso de Medicina é o mais procurado, com 7.140 inscrições e com uma nota de corte de 765 pontos. Na sequência vem Direito, com 3.724 inscrições e 687 pontos de nota de corte. Enfermagem conta com 1.941 inscrições e 645 pontos de nota de corte. Educação Física (licenciatura) tem 1.891 inscrições; nota de corte: 584. Engenharia Civil, 1.630 inscrições; nota de corte: 688.
A Ufac aderiu totalmente ao sistema em 2012. Ao todo estão sendo ofertadas mais de 2 mil vagas em duas instituições de ensino no Acre. As listas de reclassificação serão divulgadas pelas próprias universidades, a partir de 4 de fevereiro – não mais pelo portal. Cabe a cada candidato ficar atento ao calendário da faculdade pretendida.
Segundo a pró-reitora de graduação, Aline Nicolli, a quantidade de inscrições e os cursos mais procurados estão dentro do esperado. “Está dentro do que costumeiramente tem acontecido na Ufac. Medicina e Direito têm uma procura mais elevada, a regra tem se mantido”, afirma.
A pró-reitora de Graduação da Ufac, Aline Nicolli, informou que os candidatos devem aderir à lista de espera do Sisu, que terá inscrições abertas na próxima segunda-feira, 18. Dessa forma, poderão concorrer a uma vaga em outras chamadas.
Vale ressaltar que haverá uma segunda edição do Sisu ainda em 2016, que tomará como base as mesmas notas do Enem 2015. Todos os que fizeram o exame e não zeraram a redação podem participar novamente do processo, mesmo que já estejam matriculados em alguma universidade.
Participaram do Enem no ano passado 5,7 milhões de candidatos. Estima-se que mais 55,5 mil candidatos fizeram as provas do exame aplicadas em outubro de 2015.