Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre prestigia lançamento da Semana Nacional de Combate à Hanseníase

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, esteve, nesta terça-feira, 26, na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) para participar e prestigiar o lançamento da Semana Nacional de Combate à Hanseníase.

Da solenidade de lançamento também participaram o secretário estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão, o vereador Marcelo Jucá, o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, e o coordenador estadual do Morhan, Elson Dias.

O objetivo da Semana, que irá culminar com o dia D de combate à hanseníase, na sexta-feira, 29, é conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença em Rio Branco e em todo o Brasil.

Segundo o coordenador do Morhan, esta é uma forma de mobilizar a todos e aumentar a atenção na área de prevenção, educação e controle da doença. Ele destaca, ainda, a parceria com a Prefeitura de Rio Branco e com o governo do Estado, na cessão e reforma do prédio onde hoje funciona o Morhan, e que permite mais qualidade no atendimento às mais de trezentas pessoas que procuram a entidade todos os meses.

O secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, falou da trajetória política, de vida e de luta contra a doença do fundador do Morhan, Francisco Bacurau, que foi fundamental para a reintegração de muitos portadores de hanseníase e para que se compreendesse na sociedade como, esta, sendo uma doença normal. “O Bacurau recuperou a dignidade das pessoas. Ele iniciou essa luta para tornar o Brasil uma referência no tratamento e respeito aos direitos humanos das pessoas atingidas pela hanseníase”, disse.

O prefeito Marcus Alexandre, por sua vez, reafirmou a parceria com o Morhan e o compromisso em continuar colaborando com a entidade. Lembrou que Francisco Bacurau foi um exemplo para muitas pessoas e serve, ainda hoje, como fonte de inspiração para a continuação do trabalho.

“O Elson Dias, que é o coordenador do Morhan, pode continuar contando conosco, porque temos que honrar essa história muito bonita do Francisco Bacurau. Por isso, nos somamos a esse conjunto de esforços para que a entidade continue atendendo as pessoas de forma cada vez melhor”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Sair da versão mobile