Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Na primeira convocação do ano, Detran notifica 33 motoristas

 O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou a primeira lista de notificação deste ano, formada por 33 nomes de condutores que infringiram as leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os condutores citados na lista devem nos próximos 15 dias, apresentar suas respectivas defesas perante a Corregedoria do órgão.

A maior parte das pessoas que estão na lista, está sendo acusada de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa. Ou que não respeitaram o bloqueio viário policial. Há também, aqueles que estavam dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos.

Existem aqueles foram flagrados sem o uso de capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção. Ou ainda, deixou o condutor envolvido em acidente com vítima sem prestar socorro.

Os condutores podem ser o direito de dirigir suspenso, caso não respeitem o prazo estabelecido pelo órgão.

Suspensão:

O motorista que acumula 20 pontos na carteira em 12 meses está sujeito à suspensão da habilitação por um prazo que varia de 30 dias a um ano, dependendo da gravidade das suas infrações. A medida, no entanto, só é tomada quando não há mais qualquer possibilidade de o condutor apresentar recurso. Para voltar a dirigir, ele precisará frequentar cursos de reciclagem.

Se o motorista, 12 meses depois de recuperar a carteira, tiver cometido as mesmas infrações e somado 20 pontos, voltará a ser punido: desta vez, sua carteira ficará cancelada por mais dois anos. Dirigir sob o efeito de álcool tem como punição um ano de suspensão.

 

 

Sair da versão mobile