Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Acre, sobe para 43 o número de casos suspeitos de zika vírus

 A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) divulgou nesta sexta-feira, 8, o primeiro boletim epidemiológico de 2016. Segundo o relatório, o número de casos notificados do zika vírus no Acre subiu de 35 para 43. Destes, três foram registrados em recém-nascidos e três em mulheres grávidas.

Vale ressaltar que nenhum caso de zika vírus foi confirmado no Estado. Ainda este ano, os exames para diagnosticar o vírus devem começar a ser realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lancen/AC). Hoje, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, responsável pela análise do material, demora de 45 dias a dois meses para emitir os resultados.

Ainda segundo o boletim epidemiológico, foram notificados 47 casos de Febre chikungunya, sendo 25 notificações em Rio Branco, 13 em Xapuri, 3 em Cruzeiro do Sul e 6 no município de Brasileia. No total, quatro suspeitas já foram descartadas pelo laboratório IEC e 43 ainda estão sob investigação.

A febre chikungunya pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da doença são: febre alta, dor nas articulações das mãos, pés, cotovelos e joelhos ou artrite intensa com início agudo. Em 2015, no Brasil, foram notificados mais de 17 mil casos, sendo que mais de 6 mil foram confirmados.

Dengue

Com relação ao mesmo ano de 2014, ano passado registrou uma redução de 75% no número de casos suspeitos de dengue. De janeiro a dezembro de 2015, foram notificados 13.659 casos, sendo que 35% foram confirmados, 54% descartados e 10% ainda estão sob investigação. No mesmo período de 2014, registrou-se 36.408 casos suspeitos de dengue.

 

Sair da versão mobile