Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura intensifica ação de limpeza nos bairros para combater o mosquito da dengue

A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde (Sesacre e Semsa), iniciou nesta segunda-feira, 4, a ação de limpeza nos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. A ação tem como objetivo ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

O trabalho da Semsur consiste na retirada de entulhos, na limpeza de ruas, roço, capina e também na desobstrução de bueiros nos bairros da cidade. Ao todo, de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, noventa trabalhadores e trinta e cinco máquinas realizam os serviços.

Além da Semsa e da Sesacre, a parceria de homens do Exército Brasileiro é fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti feito pela prefeitura de Rio Branco. “O Exército também está nos ajudando”, explicou Kellyton Carvalho.

A ação de limpeza iniciou pelos bairros Seis de Agosto, Conquista, Tancredo Neves e Conjunto Tangará, exatamente os locais onde as secretarias de Saúde do Estado e do Município registraram as maiores incidências do mosquito transmissor da dengue.

Kellyton Carvalho explica que as secretarias estadual e municipal de Saúde estão sendo fundamentais nesse trabalho na medida em que o calendário depende das informações repassadas em relação aos bairros com mais casos registrados do mosquito. “Mas a nossa meta é atender a todos os bairros, já que vamos trabalhar por todo o inverno”, explicou.

No bairro Seis de Agosto, o serviço de limpeza, roço, capina e retirada de entulho iniciou pela Travessa Feijó. No Tancredo Neves pelas ruas Vinte e Cinco de Dezembro e Bandeirantes, no bairro Conquista pela Rua Samaúma e no Conjunto Tangará pela Rua Longuinho da Silva. O trabalho da Semsur no bairro Seis de Agosto foi acompanhado de perto pela dona Eleonora Farias, moradora da Travessa Feijó há pelo menos cinquenta anos. Ela considera fundamental a intervenção da prefeitura, mas destaca que cada cidadão pode e deve fazer a sua parte.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, o trabalho iniciado nesta segunda-feira se estenderá por todo o período chuvoso e em toda a capital acreana. “Estamos iniciando hoje essa grande ação de limpeza, agora pelos bairros onde foram registrados mais casos de incidência do mosquito transmissor da dengue. Nossa meta é trabalhar durante todo o inverno e fazer a intervenção em todas as ruas dos bairros onde estamos trabalhando”, afirmou o secretário.

 

Sair da versão mobile