As tradicionais liquidações de início de ano estão ocorrendo no comércio em Rio Branco, mas de maneira bem tímida ainda. Na área comercial, no Centro, o movimento nem de longe lembra esse mesmo período no ano passado. Na época, os comerciantes vendiam os produtos que não tiveram saída no natal e nem ano novo, por até 70% de desconto.
Em 2016, os comerciantes estão apostando na facilidade de pagamento. É o que diz João Gomes, gerente de uma loja de confecção no Centro da Cidade. “Este ano, está sendo diferente, as pessoas não estão mais comprando por impulso. Elas pesquisam muito. E como as vendas no Natal não foram tão boas, não dá para fazer queima de estoque, o que dá é facilitar a forma de pagamento. Dividir em mais vezes a compra ou oferecer um bom desconto nas compras à vista”, explicou o gerente.
A estudante Mariana Souza diz que ainda aguarda que as lojas façam as grandes liquidações. “É possível comprar mais agora, do que na semana do Natal ou Ano Novo. Mas, ainda estou achando meio devagar as liquidações”, confirmou.
Em lojas de produtos eletrônicos e informática também são encontradas promoções para atrair os clientes. O gerente de uma loja especializada, Francisco Rodrigues, ressalta que alguns equipamentos recebem desconto de até 20%.
As lojas de departamento também oferecem móveis, eletrodomésticos e telefonia com desconto diferenciado. “A gente recebeu o 13º em dezembro e aproveita para comprar em janeiro, porque os preços ficam melhores. Aproveitei para comprar um guarda-roupa novo”, falou a auxiliar administrativa Lúcia Maria Silva.