Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre apresenta menor nível dos últimos 10 anos e risco imediato de enchente é descartado, aponta Defesa Civil

 Apesar de o rio Tarauacá estar acima da cota de alerta estabelecida pela Defesa Civil (8,50m), em Rio Branco a situação do Rio Acre é bastante tranquila. Segundo o coordenador estadual de proteção e Defesa Civil, coronel Batista, nesta terça-feira, 5, o Rio Acre apresentou o menor nível já registrado nos últimos 10 anos. Para ele não há risco imediato de enchente na Capital.

Embora a situação do Rio Acre em Rio Branco seja tranquila, o coronel não descarta a possibilidade de um possível transbordamento. Ele destaca que o Sistema de proteção da Amazônia (Sipam) informou que nos meses de janeiro e fevereiro as chuvas devem ficar abaixo da média.

“Descartar uma possível inundação é muito prematuro. Pode ocorrer chuvas em março, em grandes precipitações. Mas, a previsão que esse ano as chuvas sejam abaixo da média aqui para essa região leste do Estado”, explicou Batista.

Ainda de acordo com o coronel, na região do município de Tarauacá a previsão é de chuvas dentro da média. Na manhã desta terça-feira, 5, o nível do rio Tarauacá chegou a 9,06 metros, um aumento considerado preocupante.

“No momento nossa preocupação é só Tarauacá. Aquela região é estreita, uma região muito plana e baixa. Então qualquer subida do rio atinge aquela região. O rio ainda está na cota dos 9 metros, e nós começamos a retirar as pessoas de suas casas quando alcançar os 10 metros. Então ainda está dentro da normalidade para o período”, concluiu o coordenador estadual de Defesa Civil.

 

 

 

Sair da versão mobile