Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre está a mais de 5 metros abaixo da média para o período

“Já tem até indícios que nós possamos ter uma seca severa este ano”, aponta coronel da Defesa Civil

 De acordo com a Defesa Civil Municipal, janeiro de 2016 é o segundo mês com o menor percentual de chuva em 11 anos em Rio Branco. Na manhã desta quinta-feira, 28, o Rio Acre media 5,06m, sendo que a média para o período é de 10,08m. Em 2015, nesta mesma data, o nível do rio registrava 12,70m.

Os dados divulgados pelo órgão apontam que este mês as chuvas na capital atingiram 128,8 milímetros, ficando atrás somente de janeiro de 2005, quando foram registrados apenas 112,2 milímetros de chuva.

O coordenador municipal da Defesa Civil, coronel George Santos, acredita que o fenômeno climático El Ñino é um dos fatores que influenciam na redução das chuvas. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

“Desde o ano passado estamos sobre forte influência de um dos mais fortes El Ñino da história, tivemos em 1982, 1983, 1997, 1998, 2005. Você pode observar que estamos com ausência de chuva aqui, mas na região Sul e Nordeste têm muita chuva”, explicou o coronel.

Santos destaca que este mês choveu apenas 45% do previsto para o período. Ele não descarta a possibilidade de uma estiagem severa. “Já tem até indícios que nós possamos ter uma seca severa este ano, a partir de junho, provavelmente. Os levantamentos todos indicam que nós teremos um dos verões mais secos.”

 

Sair da versão mobile