Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Roda de avião cai em aterrissagem e assusta grupo de indígenas no Acre

Um grupo de indígenas que saia de São Gabriel da Cachoeira, no oeste do Amazonas, para Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, na terça-feira, 26, levou um susto durante o pouso da aeronave, quando o pneu furou. A viagem foi realizada pela empresa Apuí Táxi Aéreo, com um avião do modelo Bandeirante. Cerca de 14 pessoas estavam a bordo e ninguém saiu ferido.

Segundo o diretor da empresa, Vitor César Marmentini, a bequilha, equipamento auxiliar do trem de pouso da aeronave, quebrou na hora da aterrissagem. “Os passageiros não desceram no terminal, andaram da pista para o aeroporto, mas todos ficaram bem. O comandante entrou em contato comigo e enviamos um mecânico levando uma nova roda com pneu”, explica.

Marmentini disse que na cidade não existem equipamentos para retirar o avião da pista e foi necessário pedir ajuda do Exército para remover a aeronave do local.

O piloto, Fulton Riker, está aguardando o técnico que deve chegar na cidade ainda nesta quarta-feira, 27.

“Por ser uma pista com pouco movimento, não teve muito problema e a aeronave ficou lá até ser removida. Como têm poucos voos, não houve transtorno”, comenta.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, conforme consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), “a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em dia. Portanto, a aeronave estava apta a voar”. No site da Anac também é possível confirmar que o piloto Riker está apto a voar.

 

Sair da versão mobile