Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde contrata novos agentes de endemias

A secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai empossar na próxima semana mais 37 Agentes de Endemias, que vão reforçar o quadro atual de 140 Agentes atuando no combate a dengue, febre chinkungunha e zika vírus.  Os 37 Agentes foram aprovados em Concurso Público realizado pela Semsa no ano passado.

O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, ressalta que os 177 Agentes de Endemias vão aumentar o ritmo de visitas domiciliares com a identificação e tratamento dos criadouros do mosquito transmissor da doença, atuando em pontos estratégicos, como borracharias e imóveis sem moradores, sob a responsabilidade de imobiliárias, e desenvolvendo ações de educação em saúde em escolas da Capital.

Exames e bloqueio químico

O secretário alerta para que as pessoas procurem as unidades de saúde logo que sentirem os sintomas da dengue para realizar a notificação e o exame. Segundo ele, a Vigilância Epidemiológica faz o bloqueio químico, com aplicação de larvicidas nos bairros, mediante a notificação dos casos de dengue. “Se não soubermos dos casos, não poderemos agir e a doença se espalha pelos bairros”.

O exame que detecta a dengue é realizado em todos os centros de saúde ou Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) e tem o resultado divulgado em cinco dias. O paciente faz a coleta, recebe o resultado e faz o tratamento na mesma unidade de saúde.

Limpeza nos bairros

Outra ação da Secretaria de Saúde é desenvolvida em parceria com a Semsur: a limpeza dos 20 bairros, onde há a maior presença do mosquito transmissor da dengue, como o Seis de Agosto, Conquista e Tangará. As localidades recebem roço, capina e retirada de lixo e entulho.

De acordo com o Levantamento Rápido por Aedes Aegypti (LIRAa), 70% dos focos do mosquito transmissor da dengue, estão nos quintais e dentro das casas, como em caixas d’água em nível de solo sem tampa e em pequenos recipientes.  Mil e quinhentas tampas de caixa d’água já começaram a ser distribuídas para a população das localidades prioritárias.

 

Sair da versão mobile