Os conselheiros elegeram no final da tarde de segunda-feira (04/01) Valmiki Francisco da Silva presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC) para o biênio 2016/2017. A votação colegiada ocorreu depois da posse do um terço dos membros, eleitos no final do ano passado.
O presidente eleito afirmou que continuará lutando pela união da classe contábil e pediu a participação de todos na gestão da autarquia.
“Que possamos buscar muita coerência na condução dos trabalhos deste órgão, que é uma autarquia federal. Vamos buscar a execução de projetos que possam proteger a sociedade, com transparência e ética”, afirmou Valmiki.
O gestor afirmou que continuará com as ações já executadas, além de planejar a reforma e ampliação da instituição.
O ex-presidente Marcelo França agradeceu o apoio dos conselheiros durante o mandato dele e afirmou que continuará disposto a ajudar o atual gestor.
A condução ao cargo de presidente foi feita depois do processo eleitoral em que os contadores regularmente inscritos no CRC elegem os conselheiros, realizando um pleito a cada dois anos.
A eleição indireta para presidente é um ritual realizado a cada dois anos, depois da renovação de parte da diretoria, composta por nove membros efetivos e nove suplentes, a escolha deste ano contou com a disputa por três vagas efetivas e três suplentes, mantendo os dois terços. A próxima eleição deverá renovar seis conselheiros efetivos e seis suplentes, mantendo um terço.
O Conselho possui mais de 1,2 mil profissionais registrados e realiza duas vezes por ano o exame de suficiência para a concessão de novos registros aos bacharéis aprovados.
Currículo – Valmiki Silva é bacharel em Ciências Contábeis, categoria contador, conselheiro do CRC/AC há 6 anos, vice-presidente do Conselho, foi servidor público federal da Embrapa, professor por mais de 10 anos, é empresário contábil, realizando assessoria para várias empresas.