X

Sempre dá certo

Embora o número de ocorrências possa parecer elevado, a avaliação das autoridades da Segurança Pública e da própria sociedade é a de que foi tranquilo o Carnaval tanto na Capital como nos municípios, sem graves problemas.

Essa constatação só reforça a tese de que quando o poder público confia e aposta na capacidade e bom senso das comunidades para organizar seus eventos sempre dá certo.

O que se observou é que os festejos organizados pelos moradores nos diversos bairros da cidade ocorreram com tranquilidade e as próprias autoridades de segurança avaliam que isso contribui para eles próprios zelarem pelo bem estar de todos, com a prefeitura dando um mínimo de apoio e a polícia, a segurança.

Que esta experiência sirva de lição para outros eventos e também para o cotidiano dos bairros, das comunidades. Já houve um tempo em que as associações de moradores, as igrejas e outras entidades foram mais atuantes servindo inclusive como interlocutores de suas reivindicações juntos ao poder público.

Com certeza, se essa prática fosse resgatada muita coisa melhoraria, inclusive para diminuir os índices de violência e criminalidade, que é bastante elevado.

A Gazeta do Acre: