Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após 4 anos, nascidos no dia 29 de fevereiro aproveitam ano bissexto para comemorar aniversário

 Fevereiro deste ano tem aquele dia a mais que para muitos não faz diferença, mas para uma pequena minoria, é o dia mais aguardado dos últimos quatro anos. Para as pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro este ano tem data especial: dia de comemorar o aniversário. Afinal, festejar o dia do nascimento só de quatro em quatro anos.

Nos outros anos, essas pessoas tiveram que comemorar o aniversário dia 28 de fevereiro ou 1º de março. Bom, pelo menos a maioria delas. O assessor parlamentar, Thiago Higino, por exemplo, começa a comemorar o aniversário no dia 27 de fevereiro e termina apenas nas últimas horas do dia 1º de março.

“Tem gente que não comemora no dia 28 porque é um dia antes, outros argumentam que não comemoram no dia 1º de março porque nasceram em fevereiro. Bom, na dúvida, quando o ano não é bissexto comemoro do dia 27 até dia 1º o dia inteiro”, explicou em tom de brincadeira o assessor.

Nascido em 1984, Thiago comemora o nono aniversário nesta segunda-feira, 29. Para ele, nascer neste dia é um privilégio que poucas pessoas tem, por isso o assessor se considera uma pessoa especial.

“Acredito que nada é por acaso e tudo tem uma explicação, seja ela humana ou espiritual. A data por si só, gera em mim um espírito de jovialidade. É como envelhecer apenas na carne, mas não no espírito e isso torna meus anos e aniversários cada vez mais agradáveis”, disse Higino.

As piadas e brincadeiras feitas pelos amigos e familiares acabam fazendo parte da vida dos nascidos no dia 29 de fevereiro. “As brincadeiras sobre esse causídico são eternas. Começando pela família, eles falam: esse ano vai ganhar presente só porque tem o dia 29. Eu aproveito a viagem e já digo logo: o presente é cumulativo, e deve valer pelos quatros anos”, brincou Thiago.

Apesar das brincadeiras, o assessor conta que nos anos que não são bissextos geralmente é enganado pela família e amigos e pego, literalmente, de surpresa. “Eles fazem de conta que não tem data, portanto não há o que comemorar, mas aproveitam para fazer surpresas.”

Para Thiago, não existir dia 29 de fevereiro todos os anos tem um lado bom. Ele já chegou a ter cinco aniversários entre os dias 27 fevereiro e 1º de março. “Além disso, são pelo menos dois dias recebendo parabéns. Esse ano vai ser mais reduzido, mas sempre tem a expectativa do que vai ser de cada 29 de fevereiro. Já estou na contagem regressiva e no aguardo dos presentes e surpresas!”

ANO BISSEXTO                                         

O ao de 2016 é bissexto, ou seja, possui 366 dias, um a mais do que os anos comuns. Este ano, o mês de fevereiro haverá 29 dias, o que ocorre apenas de quatro em quatro anos. O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César. Era preciso adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Mas, quanto tempo a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol? Essa volta não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, pois seis horas em quatros anos são 24 horas, o equivalente a um dia.

Além disso, os romanos também decidiram que esse dia extra seria dia 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas.

 

 

Sair da versão mobile