Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Consulta pública sobre gentílico ‘acreano’ ou ‘acriano’ termina em 4 dias

 A consulta pública para que a população opte pela manutenção do uso do gentílico acreano com ‘e’, ou a mudança para “acriano” com ‘i’, conforme o Novo Acordo Ortográfico encerra nesta segunda-feira, 29 de fevereiro. Até à tarde desta quinta-feira, 25 de fevereiro, 1.661 pessoas haviam assinado o abaixo-assinado.

A consulta começou no dia 25 de fevereiro, e podia ser feita até dia 13 de fevereiro. Mas foi prorrogada até o final deste mês. Caso seja aprovada a versão tradicional, um projeto de lei deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para torná-la oficial.

O abaixo-assinado permite que o cidadão decida eletronicamente pela manutenção ou não do gentílico que já é utilizado. Os interessados em participar devem acessar o endereço eletrônico www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR87797. Depois, basta fazer um cadastro com nome e e-mail e comentário; ou ainda usando o perfil do Facebook.

A presidente da Academia Acreana de Letras (AAL), Luísa Karlberg, defende o uso do gentílico acreano com ‘e’. Para ela, a mudança contraria todos os princípios linguísticos de tradição, de história e de costumes de um povo. “Uma língua se faz pela história de seus falantes e não por decretos e leis. Uma língua é viva. Ela não é estática. É dinâmica.”

 

 

Sair da versão mobile