Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dois rios do Acre atingem cota de alerta e previsão é de mais chuva até o fim de semana

 A Defesa Civil Estadual monitora com atenção dois rios acreanos que atingiram a cota de alerta nesta quinta-feira, 25. O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, em 24 horas, subiu 57 centímetros e media 12,21 metros, até o fechamento desta edição. Faltava 79 centímetros para atingir a cota de transbordamento, que é de 13 metros. Já o Rio Tarauacá estava com 9,04 metros, ultrapassando a cota de alerta para o município, que é de 8,50 metros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, a previsão é de chuva para a região até o final de semana. “Estamos monitorando. Nenhuma família precisou ser retirada ainda. Vamos aguardar o comportamento dos mananciais”, explicou.

O Rio Acre em Brasileia e Xapuri tiveram uma redução no nível e o Riozinho do Rola aumentou 40 centímetros. Em Rio Branco, houve uma subida de 1,62 metros em 24 horas. Apesar disso, o rio ainda está muito distante dos 13,50 metros referente à cota de alerta daqui.

O pesquisador meteorológico Davi Friale, em postagem no site O Tempo Aqui, alertou a população do Juruá para uma cheia do rio. “O manancial atingirá o maior valor deste ano, até agora, ultrapassando 13 metros, antes do domingo, dia 28, podendo chegar a 14m, na próxima semana”, prevê.

Friale aponta que, em Marechal Thaumaturgo, o nível do rio subiu quase cinco metros, passando de 4,15m para 9,00m, em apenas 4 dias. Sobre o Rio Acre, Friale estima que até o próximo domingo, deverá ficar próximo ou ultrapassar 11 metros no Capital, devido às chuvas intensas em toda a extensão da sua bacia hidrográfica acima da Capital.

Rio-Acre-OL-1 Chuva--OL-2

Sair da versão mobile