Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Educação é nossa maior política”, diz Marcus Alexandre na abertura do ano letivo 2016

O prefeito Marcus Alexandre e o secretário de Educação e vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, abriram nesta segunda-feira, 15, o ano letivo na Escola de Educação Infantil Monteiro Lobato, no conjunto Bela Vista. O ato marcou o início das aulas em 2016 em toda rede municipal de ensino: cerca de 70 escolas (96 unidades educacionais no total, levando-se em conta a rede conveniada) e 25.000 alunos retomam os estudos após as férias de fim de ano. “Educação para nós é a maior das políticas”, disse o prefeito após ser recepcionado com um café da manhã oferecido pela comunidade da Escola Monteiro Lobato.

Márcio Batista, de seu lado, fez uma projeção otimista para o ano que inicia: “temos duas creches para inaugurar nas próximas semanas e outras sete estão em andamento”, informou o secretário de Educação, lembrando que em 2016 o ano letivo terá cumprido 200 dias de carga curricular com muito mais tranquilidade que no passado porque no mesmo período de 2015 Rio Branco sofria com uma alagação histórica. O fenômeno obrigou mudanças radicais naquele calendário letivo, o que não ocorreu este ano.

Tudo foi criteriosamente organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) para que o ano letivo começasse do modo que vem ocorrendo: durante todo o período de matrículas, no mês de janeiro, equipes de recursos, ensino e gestão se mobilizaram para isso. A primeira ação foi completar o quadro de pessoal com a contratação de mais 243 educadores, entre professores de creche e profissionais da educação especial. A Escola Monteiro Lobato, por exemplo, conta com 12 professores – além de monitores e cuidadores – para atender 150 alunos em dois turnos.

Nada menos que 12 escolas passaram por alguma intervenção em sua estrutura física, algumas unidades foram ampliadas, outras receberam manutenção. A cerimônia de abertura do ano letivo foi bastante prestigiada por pais, professores, gestores, contando com a presença dos vereadores Rose Costa, Ismael Muniz e Professor Roger, que fez observações em nome do grupo: “é maravilhoso estar aqui, em uma escola bonita e pronta para o ano letivo”.

Ação de várias secretarias garantiu escolas melhores

O trabalho de recuperação das escolas para assegurar um início de aula bem-sucedido contou com apoio da Secretaria de Obras de Rio Branco. Além disso, uma ação transversal seguiu-se à organização pedagógica para abertura do ano letivo: a  limpeza e recuperação das vias e calçadas ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), enquanto a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans)  promoveu a melhoria  da sinalização viária na adjacência das escolas e das faixas de pedestres nas proximidades de creches para oferecer mais segurança aos estudantes, pais, professores e trabalhadores.

“É uma benção de Deus”, diz mãe de gêmeas

A corretora de imóveis Duciana Lima levou uma sacola lotada de material escolar. Questionada, ela disse que o material foi comprado para suas filhas, Mariana e Geovânia, adquirido especialmente para o início das aulas na Monteiro Lobato. “Essa escola é muito boa. É o primeiro ano das minhas gêmeas mas já conheço o trabalho daqui”, disse Duciana, cuja impressão é similar à da maioria dos pais que foram à escola neste primeiro dia de aula.

A diretora da Monteiro Lobato, Valéria Daniel, exaltou o esforço do prefeito e do secretário de Educação em promover melhorias estruturais para garantir abertura do ano letivo sem percalços. “São pessoas comprometidas com a educação”, sintetizou Valéria.

Visita a Escola Monteiro Lobato (Fotos Fagner Delgado) (9)

Sair da versão mobile