X

Estádios de todo o país são classificados por categoria

O Ministério do Esporte lançou um sistema em que classifica a qualidade dos estádios de todo o país. O Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), divulgado na semana passada, analisa os quesitos de segurança, questões de vigilância sanitária, conforto e acessibilidade. Na lista, aparecem três estádios do Acre: Arena da Floresta e Florestão, ambos de Rio Branco, e o Complexo Esportivo Totão, em Mâncio Lima.

A categoria das arenas esportivas foi definida por bolas. Os níveis, de acordo com o sistema, varia de uma bola (para estádios em condições mais desfavoráveis) a cinco bolas (para os estádios com melhores atributos). O Florestão e o Totão forma classificados com duas bolas. A Arena da Floresta, inaugurada em 2006, ficou à frente, com três.

O Florestão recebeu três bolas no quesito segurança, duas em conforto e acessibilidade e uma em condições sanitárias e de higiene. O Totão teve duas em segurança e uma em conforto e condições sanitárias. A Arena da Floresta, por sua vez, acumulou três bolas em segurança e condições de higiene, além de duas em conforto e acessibilidade.

Os demais estádios acreanos não aparecem na lista, como a Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul, principal estádio da região, o Álvaro Felício Abrahão, em Xapuri, que recebeu jogos da Amax no estadual do ano passado, e o Antônio Araújo Lopes, em Epitaciolândia.

O Sisbrace foi desenvolvido pelo Ministério do Esporte, em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais/Coppe, UFRJ (IVIG). Foram inspecionados 155 estádios em 129 cidades brasileiras durante dois anos de trabalho de campo. Os quesitos foram avaliados de acordo com o Estatuto de Defesa do Torcedor.

O sistema tem validade de três anos. Ainda este ano, segundo o Ministério do Esporte, será iniciada uma nova fase de análises, classificando mais 140 estádios do país.

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: