Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fieac apoia Sistema de Acompanhamento de Licitações do TCE

 Um Sistema de Acompanhamento de Licitações está sendo viabilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde, de acordo com a presidente do órgão, Naluh Gouveia, será possível trabalhar em frentes como transparência, normatização dos processos e o acompanhamento das licitações propriamente dito. Em reunião nesta terça-feira, 23 de fevereiro, na sede do órgão, a ferramenta foi apresentada ao presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fieac), José Adriano Ribeiro da Silva, e ao presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola (Acisa), Celestino Oliveira.

O sistema foi instituído em junho do ano passado e, atualmente, acompanha três instituições-pilotos: a Prefeitura de Rio Branco, a Câmara Municipal de Rio Branco e o Depasa (Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento). Agora, nesta nova etapa, o objetivo é facilitar para o setor produtivo local o acesso às várias modalidades de licitação que estejam acontecendo em todos os municípios, por meio da página do TCE na internet.

Naluh informou que pretende contar com a colaboração e parceria do setor empresarial para melhorar cada vez mais a ferramenta, identificando possíveis “furos” técnicos que possa vir a apresentar. “Queremos tratar com toda a seriedade esse trabalho. Sabemos que o estado do Acre tem suas especificidades. As prefeituras já estão todas cientes, já passaram por um treinamento e passarão por mais um. Acho que vai ser muito bom também para o Tribunal de Contas, estou muito feliz com esse projeto. O TCE tem que ser, para a população, como um selo de qualidade”, destacou.

Para Adriano, esta é uma medida louvável e estratégica para as empresas locais, uma vez que, se o TCE acompanhar todas as etapas do processo licitatório, não haverá problemas com a fiscalização de órgãos externos no futuro. “Esse sistema é prudencial e nos dará muito mais tranquilidade na execução de obras e serviços. Defendo a todo custo essa iniciativa e coloco a Fieac à disposição para ajudar na mobilização dos empresários para que seja feita uma conscientização e apresentação técnica”, garantiu. Ao final da reunião, os participantes estabeleceram para o dia 23 de março, por volta das 18h, uma palestra no auditório da Fieac a fim de divulgar e esclarecer dúvidas sobre o Sistema de Acompanhamento de Licitações para o setor produtivo.

Sair da versão mobile