X

Empresário abre primeiro coworking do Acre

Rafael Albuquerque explica o que é o coworking. (Foto: Bruna Mello/ A GAZETA)

Os custos para montar a sede de uma empresa geralmente são altos, o único caminho é comprar ou alugar um escritório. Porém, uma nova tendência vem mudando esse conceito: o coworking. O novo modelo de trabalho se baseia no compartilhamento de um mesmo espaço por diversas empresas e profissionais.

O arquiteto e urbanista Rafael Albuquerque, de 34 anos, percebeu ao montar seu primeiro escritório o quão alto eram os custos de manutenção de um empreendimento. Foi assim que surgiu a ideia que utilizar o espaço do seu escritório e montar a Casa Urbana coworking.

“Hoje é uma opção muita cara bancar uma empresa com dez pessoas. Foi vendo essa situação, que vi a necessidade de ter essa divisão de espaço. Eu precisava de pessoas trabalhando comigo e não podia bancar, foi quando imaginei um escritório compartilhado. Desse escritório montamos o modelo coworking”, disse Albuquerque.

Segundo o empresário, a intenção da empresa é juntar profissionais de diversas áreas, fazer um network (rede de contatos), além de fazer novos negócios. Hoje, o escritório tem capacidade para 15 pessoas como pontos de trabalho, e 25 pessoas para realização de cursos, entre outros.

Mas, quais os principais benefícios do coworking? Rafael explica que custo benefício e a criação de uma rede de contatos (network), são as maiores vantagens, sobretudo para os profissionais que estão começando um negócio agora.

“Estamos tendo uma aceitação muito boa, tenho pelo menos, duas visitas diárias para conhecer o lugar. Os preços são variados de acordo com o período, se vai se fidelizar um mês, dois, três, e qual período vai trabalhar”, afirmou o empresário.

Os interessados em conhecer o modelo de trabalho da Casa Urbana coworking, devem se dirigir até o escritório localizado na Avenida Brasil, no Centro Empresarial, sala 3. Mais informações através do telefone (68) 2102-5931.

Conceito de coworking
O conceito de coworking surgiu em 2005, em São Francisco (EUA). O engenheiro de software Brad Neuberg montou a HatFactory, primeiro escritório de trabalho coletivo do mundo. Ele montou sua empresa e alugou o espaço ocioso e vazio para os amigos que também batalhavam para que outras startups saíssem do papel. Assim, os profissionais trabalhavam dividindo o mesmo teto e economizando aluguel e serviços básicos como luz, internet e telefone.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: