Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Equipamentos para inspeção em presídio devem acabar com a ‘revista íntima’

Até março todos os aparelhos devem ser entregues. (Foto: Divulgação)
Até março todos os aparelhos devem ser entregues. (Foto: Divulgação)

Para aumentar a segurança nos presídios brasileiros e por fim às revistas vexatórias, o Ministério da Justiça (MJ) doou equipamentos de inspeção eletrônica a todos os estados do país. O Acre já começou a receber os equipamentos e até março todos os aparelhos devem ser entregues.

Ao todo, o Estado receberá uma esteira de raio X, 12 portais detectores de metal, 69 detectores manuais de metal, além de detectores de metal tipo banqueta. O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Martin Hessel, afirma que os equipamentos devem garantir que objetos eletrônicos, armas e entorpecentes não entre nos presídios.

Além disso, os equipamentos deverão por fim na revista vexatória para visitantes de unidades prisionais, proibida desde 2014 pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

“Com esses equipamentos, a revista íntima realizada nos presídios deve acabar, já que foi proibida”, disse o diretor-presidente.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) está capacitando agentes penitenciários das 27 unidades da Federação para que possam manusear os equipamentos de inspeção de maneira adequada. Além do Acre, São Paulo, Bahia, Sergipe, Paraíba, Amazonas, Para e Amapá devem receber os aparelhos até o final de fevereiro.

Sair da versão mobile