Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Esse foi o Carnaval mais tranquilo dos últimos 10 anos”, afirma secretário de Segurança

No Acre, 244 pessoas foram conduzidas às delegacias. (Foto: Assessoria Sesp)
No Acre, 244 pessoas foram conduzidas às delegacias. (Foto: Assessoria Sesp)

A cúpula de Segurança Pública do Estado anunciou nesta quinta-feira, 11, o balanço de ocorrências das cinco noites de Carnaval. No total, foram registradas 199 ocorrências em todo o Acre. O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, garante que “esse foi o Carnaval mais tranquilo dos últimos 10 anos”.

Nos 22 municípios do Estado, 244 pessoas foram conduzidas às delegacias, uma média de 49 pessoas por noite. As principais ocorrências registradas foram: 86 vias de fato, 13 por embriaguez, 12 por posse de arma branca, 10 suspeitos por tráfico de drogas, oito rixas, oito desacatos e quatro desobediências.

“Nós tivemos um Carnaval de paz e segurança. Tivemos incidentes relacionados ao Carnaval de pequeno por embriaguez, rixa, são situações muito pontuais, de pequeno potencial ofensivo. Esse é o momento de agradecer aos profissionais da segurança pública, da área da cultura, e da organização que fez tudo isso”, disse o secretário.

O comandante-geral da PM/AC, Júlio Cesar, destacou que o modelo de Carnaval Comunitário é um exemplo que deve ser seguido pelos demais municípios do Acre. “Ficou bem claro que esse modelo de Carnaval é o melhor modelo, o modelo mais seguro. O Carnaval Comunitário é um sucesso!”

No período carnavalesco, o Departamento de Trânsito do Acre (Detran) e Polícia Militar realizaram 22 ações, entre Álcool Zero e blitzen educativas. Ao todo, 90 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, além de 43 condutores não habilitados para conduzir o veículo.

“Nós tivemos resultados muito positivos relacionados ao trânsito. Fizemos mais de oito mil abordagens, tivemos Operação Álcool Zero todos os dias. Não tivemos nenhuma fatalidade relacionada a imprudência no trânsito no Estado e na Capital”, ressaltou a diretora administrativa do Detran, Alana Albuquerque.

Sair da versão mobile