X

Machu Picchu será fechado em abril para manutenção

Early morning in wonderful Machu Picchu

 Segundo o Ministério de Cultura do Peru, a entrada de turistas à cidade perdida dos Incas, Machu Picchu, será fechada em abril deste ano para manutenção. No cronograma de obras está a restauração de escadas e muros de sustentação.

A secretária de Turismo e Lazer do Estado do Acre, Rachel Moreira, explica que as visitas ficarão suspensas por um curto período. A montanha Wayna Picchu fecha de 1º a 15 de abril, já a visitação na cidade de Machu Picchu vai fechar no período de 16 a 30 de abril.

“Não vejo prejuízo para os acreanos, pois o que vai fechar é a visitação na cidade. Mas, é possível observar Machu Picchu sem entrar na cidade”, disse Rachel.

Segundo a secretária, existe uma discussão entre o governo peruano e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em fechar permanentemente a visitação na cidade dos Incas. “Aquela é uma região instável de montanha, e está acontecendo um leve afastamento das construções de lá.”

Machu Picchu é patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela Unesco e m dos principais destinos turísticos do Peru. A Cidade tem uma média de 2 mil visitantes por dia. Ao longo dos últimos anos, o governo peruano adotou diversas medidas para aliviar o trânsito de turistas.

Segundo dados da Polícia Federal (PF), de janeiro a dezembro de 2015, mais de 30 mil pessoas saíram de Assis Brasil, destes 37,73% são brasileiros. No mesmo período, mais de 18 mil pessoas saíram do município de Epitaciolândia com destino ao Peru, cerca de 40% eram brasileiros.

 

A Gazeta do Acre: